sexta-feira, 3 de abril de 2015

Aquecimento: no Maracanã, Zico e Joel lembram histórias do Fla-Flu

Dois dos grandes personagens do clássico comentam sobre a mística do duelo e relembram "causos". Domingo, clubes se enfrentam pelo Carioca

Por Rio de Janeiro
Domingo a bola rola para mais um Fla-Flu no Maracanã, mas nesta quinta-feira dois grandes personagens deste clássico fizeram um espécie de aquecimento para o jogo: Zico e Joel Santana. Os dois lembraram histórias de vitórias e derrotas que viveram neste confronto, considerado especial para eles.
Zico e Joel Santana, Maracanã (Foto: Raphael Zarko)Zico e Joel Santana no aquecimento para o Fla-Flu de domingo, no Maracanã (Foto: Fred Huber)
Apesar de não esconder que seu principal alvo nos tempos em que vestiu a camisa 10 do Flamengo era o Botafogo, Zico contou que aprendeu desde menino, dentro de sua casa de rubro-negros, que o Fla-Flu tinha uma magia especial.

- Não sei a diferença para os demais clássicos. Isso já vem desde criança, já fomos doutrinados na família. Foi criada uma magia pelo Nelson Rodrigues e Mario Filho. Para eles era diferente, não sei a razão. Acabou se tornando um grande clássico, apesar de o Fluminense não ser o time que eu mais tinha gana de vencer. Nunca foi - afirmou o Galinho.

Para Joel Santana, que esteve dos dois lados como treinador, o fato de o clássico ter o Maracanã como palco dos principais duelos o ajudou a se transformar no que é. Ele se diz feliz com o fato de ter conquistado o respeito em ambos os clubes, apesar de ter deixado no ar que se sente mais reconhecido no Rubro-Negro. 

- Quando se fala em Maracanã, é uma coisa totalmente diferente dos outros estádios. Todos têm vontade de conhecer. Nenhuma outra casa no mundo viu tantos monstros do futebol. Aqui se chora de tristeza e de alegria. As emoções sempre foram muito fortes. A coisa mais significante para mim é ter o respeito onde eu trabalhei, e não só os títulos. Cada clube me respeita de um jeito. Não preciso ficar falando muito... Vocês são inteligentes o bastante para saber onde me respeitam mais - disse Joel, que assinou durante o encontro o "Livro de Ouro", honraria aos que fizeram história no Maracanã.  
Joel Santana assinatura Livro de Ouro do Maracanã (Foto: Divulgação)A assinatura e a mensagem de Joel Santana escritas no "Livro de Ouro" do Maracanã (Foto: Divulgação)
A final do Carioca de 1995, claro, foi um dos principais assuntos do encontro, já que Joel comandava o Tricolor na ocasião. O gol de Renato Gaúcho de barriga, que deu o título ao Flu, não sai da cabeça dos tricolores, e nem do treinador, que contou uma história em que um integrante de sua comissão havia sugerido a substituição de Renato momentos antes.

- Não posso falar o que eu disse a ele (Renato) depois do jogo (risos). Naquela época, alguém chegou perto de mim e falou para tirar o Renato, que estava cansado. Eu disse que não se mexe em craque. Em anos anteriores, fui mexer e aprendi. A bola procura ele. Para deixar o Renato aborrecido, disse para ele que o gol foi do Ailton (risos).

Para o clássico deste domingo, às 18h30, no Maracanã, o Fluminense é o mais pressionado, já que está a dois pontos do G-4 a duas rodadas do fim. Nos palpites, Joel Santana preferiu ficar em cima do muro e disse 1 a 1. Zico aposta em uma vitória rubro-negra por 2 a 1. O Galinho contou que espera um espetáculo sem violência dentro e fora de campo. Na época em que jogava, ele contou que não lembra de ter tido problemas no Fla-Flu.

- Nunca tive, nós respeitávamos. Joguei clássicos memoráveis, para o bem ou para o mal, não lembro de violência ou qualquer coisa deste tipo.

Os "causos" de concentração antes de um Fla-Flu:
JOEL: A FINAL DO CARIOCA DE 1995
"Estávamos concentrados no Leme. Aí liga um torcedor querendo falar comigo. Achei até que ia pedir camisa e eu não tinha para dar. Insistiu tanto que fui falar com ele, aí eu fui. Me contou que tinha ouvido um papo na praia de que teria uma queima de fogos na frente do hotel de madrugada. Falei com o diretor e saímos daquele hotel. Realmente colocaram fogos por toda noite. Neste mesmo jogo, estávamos vencendo por 2 a 0 no intervalo. O falecido Ximbica ficou enrolado na bandeira do Fluminense e chorando, dizendo que ia ser campeão. Falei para ele parar, que o jogo não tinha terminado. Aí ele caía no chão, perdemos quase o tempo todo com isso. Falei que o jogo ia começar de novo, e não deu outra. O Flamengo foi com tudo, totalmente diferente e empatou o jogo. O resto, não preciso falar."   
ZICO: FLA 4 X 0 FLU DE 1978
"Eu gosto muito de morango, e foi criada uma história no Flamengo de que a sobremesa tinha que ter morango senão não tinha gol. Os caras começaram a brincar com isso. O gerente da concentração ficava desesperado atrás de morango, principalmente em clássico, mas tinha época que era difícil. Aí veio um Fla x Flu, acho que em 79, que ele me disse que não tinha. Falei para deixar para lá, que não tinha problema. Mas os outros jogadores começaram a colocar pilha. Depois do almoço, na hora da sobremesa, chega ele com uma sacolinha com morangos silvestres pequenininhos que ele tinha ido colher na Estrada das Canoas. Fiquei na obrigação. Ainda bem que vencemos por quatro e eu fiz dois. Sabe quando faltou morango na concentração? Nunca mais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário