sexta-feira, 3 de abril de 2015

Sem emprego, técnico brasileiro escreve ao Leverkusen e pede cargo

Valdomiro da Silva manda carta em português para presidente e emociona diretoria do clube alemão, que faz questão de responder desejando sorte ao técnico no Brasil

Por Leverkusen, Alemanha
Carteira do técnico Valdomiro na federação de São Paulo (Foto: Clicia Oliveira)A cópia da carteirinha de sócio de Valdomiro no sindicato de treinadores de São Paulo (Foto: Clicia Oliveira)
Sabe aquela história que muita gente fala sobre "correr atrás dos seus sonhos" ou então "nunca desista de lutar pelo que você quer". Pois é. Foi pensando assim que Valdomiro João da Silva, um pernambucano com diploma de treinador de futebol, teve a atitude e a coragem de enviar uma carta para o Bayer Leverkusen pedindo uma oportunidade para integrar a comissão técnica do clube alemão.
Essa poderia ser uma história qualquer, e você pode estar pensando agora: "Que cara maluco? Será que ele achou mesmo que alguém no clube iria dar atenção a uma simples carta de um desconhecido, escrita em português, dizendo que gostava muito do clube e que gostaria de treinar o  time?"
Mas essa história não terminou por aí. O GloboEsporte.com teve acesso à carta que vinha junto com um documento de identidade emitido pelo Sindicato de Treinadores Profissionais do Estado de São Paulo. Formado no ano de 1996, Valdomiro cita entre outros assuntos que está desempregado e que o Brasil passa por um momento indelicado. O treinador diz ainda que gostaria muito de visitar a estrutura do Leverkusen, mas como no momento estava sem dinheiro não iria conseguir pagar a viagem.  Educado, convidou o presidente Michael Schade para visitá-lo no Brasil, na cidade em que mora, Guarulhos (SP).
Uma das curiosidades é que o treinador direciona a carta ao "presidente" no envelope, mas parece não saber o nome de Schade, já que inicia o texto com "prezado amigo desconhecido presidente". Como toda a mensagem estava em português, um funcionário do Bayer Leverkusen procurou o preparador físico brasileiro Daniel Jouvin para traduzi-la. Ex-profissional do Flamengo, Daniel chegou ao clube alemão em 2011 levado pelo meia Renato Augusto, atualmente no Corinthians. As palavras de Valdomiro emocionaram os dirigentes europeus:
técnico do Bayer Leverkusen, Roger Schmidt (Foto: Reuters)Roger Schmidt é o atual treinador do Bayer Leverkusen, quarto colocado no Campeonato Alemão (Foto: Reuters)
- Quando o funcionário do clube chegou com a carta escrita em português nós traduzimos e falamos do que se tratava. As pessoas estavam tentando entender o que estava acontecendo. Quem era aquela pessoa, por que ele escreveu uma carta pedindo um emprego no clube. A carta foi escrita do coração. Não era o caso de responder que não precisávamos de treinador e adeus. Queríamos responder de forma educada - disse o psicólogo do clube, Christian Luthardt.
Depois de entender o conteúdo do texto, o manager do Bayer Levekrusen, Coerd Lennart, tomou a atitude menos esperada: resolveu responder a Valdomiro. Com a ajuda de Daniel, o clube enviou uma carta ao treinador com a seguinte mensagem, lembrando que a equipe atualmente é treinada por Roger Schmidt:
"Valdomiro, no momento não podemos te ajudar pois a comissão técnica já está completa. Esperamos que você consiga o mais rápido possível uma oportunidade de treinar uma equipe de futebol. Muita força para superar este momento difícil mas temos certeza de que tudo irá melhorar. Um forte abraço. Equipe do Bayer Leverkusen.''
Daniel Jouvin, preparador físico do Bayern Leverkusen (Foto: Cassio Barco)Preparador do Leverkusen, Daniel foi o responsável por traduzir a carta e escrever a resposta em português (Foto: Cassio Barco)
Nos últimos dias, a carta do técnico pernambucano foi o assunto mais comentado entre funcionários do clube alemão. A preocupação do Leverkusen com a situação de desemprego de Valdomiro fez o preparador brasileiro ficar comovido. O manager chegou a perguntar a Daniel quanto o treinador teria gasto para enviar a correspondência pelos Correios, dando a entender que gostaria de ressarci-lo.
- Foi um sentimento estranho, eu aprendi mais uma lição aqui na Alemanha. Foi uma aula de cidadania e respeito e que primeiro nós temos que enxergar o ser humano, independentemente de qualquer posição profissional. Foi um ato de muita coragem do Valdomiro. Muitas pessoas têm um sonho de treinar um clube na Europa e ele teve a atitude de escrever uma carta em português para um clube alemão. Acredito que mesmo com essa dificuldade do idioma, ele acreditou no sonho dele e seguiu em frente. E as pessoas aqui acham sinceramente que se a pessoa envia um email, carta ou mensagem, naturalmente ela está esperando uma resposta. - disse Daniel.

O Bayer leverkusen é um clube da empresa de medicamentos Bayer e que vem disputando anualmente a Liga dos Campeões da Europa. Atualmente, está em quarto lugar na tabela do Campeonato Alemão.
O Sindicato dos Treinadores de Futebol Profissional do Estado de São Paulo (Sitrefesp) confirmou que Valdomiro é associado, porém afirmou que o cadastro está inativo "há muitos anos" por falta de pagamento da anuidade. O GloboEsporte.com tentou contato com Valdomiro por telefone, mas o treinador não atendeu às chamadas.
Valdomiro pode não voar do Brasil rumo à Alemanha para realizar o seu sonho de treinar um grande clube de futebol, mas com certeza será lembrado por todos Leverkusen pela sua atitude e coragem. O que deve estar voando nesse momento é um carta-resposta com o respeito de um clube que deu um exemplo de cidadania.
Confira a carta de Valdomiro na íntegra:
Carta do técnico brasileiro Valdomiro para o Bayer Leverkusen (Foto: Clicia Oliveira)
Carta do técnico brasileiro Valdomiro para o Bayer Leverkusen (Foto: Clicia Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário