sábado, 29 de agosto de 2015

Durinho, sobre russo Magomedov:
"É que nem galinha, vou no pescoço"

Invicto, brasileiro elogia flexibilidade do rival do dia 7 de novembro, no "UFC: Belfort x Henderson", que será em São Paulo. "Sem dúvida o mais duro que vou lutar", diz

Por São Paulo
Gilbert Durinho; UFC (Foto: Marcelo Barone)Durinho acredita que Magomedov seja o mais técnico dos russos que lutam no UFC (foto: Marcelo Barone)
Com cartel perfeito em 10 lutas e vindo de três triunfos no Ultimate, Gilbert Durinho voltará ao octógono no dia 7 de novembro, quando enfrentará Rashid Magomedov, no "UFC: Belfort x Henderson 3". O brasileiro fez diversos elogios ao russo, que possui um cartel de 18 triunfos e apenas um revés, e mostrou ter estudado bastante o jogo do rival. De acordo com ele, a flexibilidade do oponente, que costuma resistir às tentativas de finalizações nos braços e pernas, tornam o pescoço como o único caminho para que seu jiu-jítsu refinado seja colocado em prática com eficiência. Durinho chegou até a brincar ao comparar Magomedov a uma galinha.

- Tento sempre voltar às origens, lembrar de onde vim, o que estou conquistando, para ter pé no chão e valorizar esse momento. O UFC me deu um teste difícil, um russo bem duro, altamente técnico, acho ele, dos russos, o mais técnico. O Khabib é mais agressivo, vai muito na vontade, mistura técnica com vontade e grosseria. O Khabilov é um cara que também vai nesse wrestling, Você vê que eles são muito fortes. O Rashid é mais técnico, trabalha muito os chutes, é inteligente lutando, mas acho que a luta casa bem. Vi a primeira luta dele contra o Tony Martin, que derrubou e encaixou uma chave de braço bem justa. O Rodrigo Damm chegou em posições boas para derrubar, mas estava um pouco cansado. O Elias fazia uma luta bem dura, mas, no fim, viu que tava perdendo, se expôs e acabou nocauteado. Muita gente nem sabe, mas o Rashid é um cara que tem o estilo do Vinny Magalhães, bem flexível, não bate em chave de braço, chave de pé, acho que tem uma frouxidão nas articulações e resiste bastante, então o caminho vai ser o pescoço. É que nem galinha: não dá para pegar nas pernas, vai no pescoço (risos). É sem dúvida o mais duro que vou lutar. O UFC disse que somos dois caras para entrar no top 15 e quero garantir minha vaga - afirmou o lutador, em conversa com jornalistas, nesta quinta-feira.
Gilbert Durinho x Rashid Magomedov, UFC (Foto: Montagem: Infoesporte)Gilbert Durinho e Rashid Magomedov se enfrentam no dia 7 de novembro no "UFC: Belfort x Henderson"(foto: montagem Infoesporte)



Em seu último compromisso. Durinho passou sufoco para vencer Alex Cowboy. Depois de perder os dois últimos rounds, ele conseguiu uma finalização no assalto final e manteve sua invencibilidade. As dificuldades serviram de lição, e o lutador mostrou autocrítica ao revelar ter menosprezado seu adversário e garantir que isso não se repetirá.

- Na luta do Cowboy foi uma luta que trocou o adversário, era co-evento principal na minha terceira luta no UFC. Saí da segunda luta do preliminar para o co-evento principal. Estava bem tranquilo e, do nada, trocou o oponente. Me deram um cara bem duro, O Cowboy provou para todo mundo quem ele é. Não só comigo, mas nas outras lutas também. Deu para me conhecer mais e evoluir. A maior lição que tirei é que, quando botei ele para baixo no começo, senti que estava tranquilo. Fiz um ground and pound dando espaço e ele levantou. Quando derrubei no começo, menosprezei, achei que ia ser fácil. Foi quando começou a ficar difícil. Tive que lidar com a frustração, mas reverti a luta. Aprendi a não mais menosprezar em nenhum momento na luta, mesmo quando parecer que está fácil. Se está fácil, que eu acabe logo com a luta então.  Não subestimei quando começou a luta, mas, quando derrubei, do jeito que ele caiu, falei: "Ah ,meu irmão, ele não vai levantar". Quando parei para analisar tecnicamente a luta, vi os momentos que pensei que estava fácil. Eu não deixo o cara levantar, quando vejo que o cara vai levantar, é quando começo a fazer meu jogo e lá eu nem me preocupei. Aí que notei que menosprezei. Não conscientemente. Mas quando você menospreza, paga o preço - declarou.

Para alcançar seu 11º resultado positivo na carreira, Durinho quer mostrar um jogo imprevisível para Magomedov.

- Vou focar muito na parte em pé nesse camp. O objetivo é a minha parte de defesa, movimentação, fiquei muito parado naquela luta. Agora, com o Rashid, é um cara que movimenta muito, usa muito chute, então tenho que apostar na movimentação em pé, não ficar parado, me cuidar na resposta de golpe e na distância, que foi o que senti muito com Cowboy, que é um cara muito longo. Ele se movimentava muito e ficou difícil achar a distância. Objetivo agora é trabalhar muita trocação, distância, movimentação, jogo de pés, não ficar parado, não deixar ele prever o que quero. Contra o Magomedov, não vou querer deixar ele saber a hora que quero derrubar ou trocar. Quero trabalhar muito nisso. Não posso ser previsível. Ele não pode saber o que quero e na hora que quero.

Neste fim de semana, Gilbert Durinho vai disputar o Abu Dhabi Combat Championship (ADCC), torneio famoso de grappling que acontece de dois em dois anos e que será realizado em São Paulo. Peso-leve no Ultimate (até 70kg), o atleta vai atuar na divisão até 77kg e elogiou seus rivais no evento.

- O ADCC, em todas as categorias, está sinistro. Quem gosta, aconselho a vir. Na minha categoria tem muito cara duro, caras que batem o jogo comigo, têm vários caras duros. Acho que, se eu for apontar os mais duros, seriam Otávio Souza, finalista ano passado, o Davi Ramos, que já treinamos juntos e ele ganhou a seletiva no Rio... Aí começa a embaralhar. Tem um aluno do Renzo Gracie, Garry Tonon, tem o Lucas Lepri, campeão mundial, tem um monte de campeões mundiais, de promessas, caras duros, tem o Ben Henderson. Vamos esperar sair a chave para depois preocupar com cada um - concluiu.

UFC: Belfort x Henderson 3
7 de novembro, em São Paulo (SP)
CARD DO EVENTO (até agora):
Peso-médio: Vitor Belfort x Dan Henderson
Peso-meio-pesado: Glover Teixeira x Patrick Cummins
Peso-meio-pesado: Fábio Maldonado x Tom Lawlor
Peso-leve: Gleison Tibau x Abel Trujillo
Peso-leve: Gilbert Durinho x Rashid Magomedov
Peso-leve: Yan Cabral x Johnny Case
Peso-galo: Bruno Korea x Matheus Nicolau
Peso-meio-médio: Viscardi Andrade x Gasan Umalatov
Peso-leve: Alex Cowboy x Piotr Hallmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário