domingo, 22 de fevereiro de 2015

Algoz de Nadal, Fognini não brilha, e 



Ferrer leva o título do Aberto do Rio


Mais regular na decisão, número 9 do mundo leva a melhor e se sagra campeão com o 23º título da carreira, o 12º no saibro, e é um dos únicos com dois triunfos no ano

Por Rio de Janeiro

De um lado, o italiano Fabio Fognini, algoz de Rafael Nadal nas semifinais. Do outro, o espanholDavid Ferrer, cabeça de chave 2 no Aberto do Rio. Numa final sem favoritismo para qualquer um dos tenistas, neste domingo, na quadra central do Jockey Club Brasileiro, prevaleceu a regularidade do atual número 9 do mundo. Diante de um disperso Fognini, 28º do ranking da ATP, que chegou a cometer três "foot faults" (pisar na linha durante o saque) na partida e tacou raquete na parede, Ferrer não teve muitos problemas para conquistar o título do torneio carioca em sets diretos, parciais de 6/2 e 6/3, em 1h23.
tenis david ferrer troféu aberto do rio (Foto: AFP)Após vitória sobre Fognini, Ferrer levanta o troféu de campeão do Aberto do Rio (Foto: AFP)
Ferrer manteve a invencibilidade sobre Fognini com a vitória deste domingo. Agora o espanhol já tem oito triunfos em oito confrontos com o italiano no circuito profissional. Esse também foi o 23º título do número 9 do mundo em simples, o 12º no saibro. E Ferrer se junta agora ao suíço Stan Wawrinka (ATP 250 de Chennai e ATP 500 de Roterdã) como os únicos que têm dois títulos na temporada - além do Rio (nível ATP 500), venceu o ATP 250 de Doha, na primeira semana do ano.
Primeiro a falar na cerimônia de premiação, que contou com a presença de Gustavo Kuerten, Fognini agradeceu o público e até pediu desculpas por ter eliminado Nadal e estragado a festa de quem esperava ver o Touro Miúra em ação na final.
- Foi uma semana muito especial para mim. Desculpas se venci o rei do saibro. Guga, queria estar do teu lado hoje. Espero vê-los em 2016, aqui e nas Olimpíadas - disse o italiano.
Em seguida foi a vez de Ferrer, que recebeu o troféu das mãos do secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, Marco Antônio Cabral, e do Ministro do Esporte, George Hilton. As duas autoridades foram vaiadas pelos torcedores. No discurso, Ferrer aproveitou para elogiar Guga.
- Queria felicitar Fognini pelo grande torneio e a grande semana que fez, sobretudo pela partida de ontem (sábado). Foi uma semana especial para mim, desde que vim e tive a experiência de ir no Carnaval com Rafa e Guga (no desfile da Viradouro no último domingo). Ano que vem prometo aprender a dançar (risos). Estou feliz e contente. E Fabio, você falou que ganhou o rei do saibro, mas o rei do saibro está aqui, que é o Guga. Esse é o rei do saibro. Nos vemos no ano que vem - disse Ferrer.
Além de ganhar de Fognini, a campanha de Ferrer no Rio teve vitórias sobre o compatriota Daniel Gimeno-Traver (6/4 e 6/3) na estreia, o holandês Thiemo de Bakker (7/6(8) e 2/0) nas oitavas de final, o argentino Juan Mónaco (6/1 e 7/6(4)) nas quartas e o austríaco Andreas Haider-Maurer (7/5 e 6/1) nas semifinais.
tenis david ferrer fabio fognini aberto do rio (Foto: EFE)Ferrer manteve a invencibilidade sobre Fognini: agora são oito vitórias em oito confrontos diretos no circuito (Foto: EFE)
O jogo
A exemplo do jogo contra Nadal, Fognini não teve um primeiro set inspirado. Nos dois primeiros games de serviço, teve que salvar três break points, mas não evitou a quebra. Ferrer abriu 4/1 e depois assistiu as perdas de paciência do italiano, que reclamou com o próprio espanhol e até soltou a raquete no chão ao errar uma jogada fácil próxima da rede no sétimo game. Com direito a dois “foot faults”, Fognini terminou o primeiro set sendo quebrado novamente: 6/2 para Ferrer.
Falando muito consigo mesmo e bastante disperso, Fognini não conseguiu entrar muito bem no segundo set. Ferrer até que salvou um break point no terceiro game. Mas, no quarto, foi a vez de Fognini salvar dois antes de ter que defender mais um break point, ao levar uma paralela vencedora do espanhol. Foi o estopim para que ele jogasse a raquete contra a parede e tomasse uma advertência. Em seguida sofreu a quebra e depois viu Ferrer abrir 4/1. 
Fognini pareceu entregar o jogo no sexto game. Teve outro game de saque quebrado, mas por pouco não foi de zero. Com o adversário sacando para o jogo, o italiano ganhou uma sobrevida ao devolver uma das quebras e em seguida diminuir para 5/3. Na segunda vez em que sacou para o jogo, Ferrer teve sorte num segundo serviço que quicou na linha e que lhe deu o match point no transcorrer do ponto. Desperdiçou a chance de fechar a partida atacando para fora, mas veio uma segunda oportunidade. Fognini arriscou tudo e acabou decretando a sua derrota, e o título de Ferrer, jogando a bola na rede.
tenis david ferrer fabio fognini aberto do rio (Foto: AP)Ferrer garantiu o título do Aberto do Rio com vitória sobre Fognini neste domingo (Foto: AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário