domingo, 22 de fevereiro de 2015

CABMMA anuncia que exames antidoping surpresa iniciam em 30 dias

Nova política de controle antidoping do Ultimate já causa impacto no Brasil, que vai realizar os primeiros testes aleatórios nos lutadores que moram no país em breve

Por Rio de Janeiro
O anúncio feito pelo Ultimate nesta semana de que atuará com mais rigor para evitar que os casos recentes de doping se repitam já está causando impacto no Brasil. A Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA) pediu uma audiência formal com a Autoridade Brasileira de Controle Antidopagem (ABCD) e foi atendida na tarde desta sexta-feira, em Brasília. O caso deAnderson Silva, flagrado em exames de urina e sangue com substâncias proibidas, fez o encontro ser agilizado. Na ocasião, ficou acertado que os primeiros exames antidoping surpresa serão realizados daqui a 30 dias, de acordo com o chairman da CABMMA, Rafael Favetti.
- A ABCD disse que nos recebeu com essa urgência toda por causa dessa situação do Anderson. Abriram espaço para conversar justamente por causa da temática que está na moda, e a CABMMA tinha como grande objetivo conversar com a ABCD justamente sobre os protocolos dos exames surpresa, porque isso ainda é um desejo de todas as autoridades e instituções antidopagem, mas é um longo caminho para se fazer esse tipo de protocolo. A comissão foi à Autoridade Brasileira tentar amadurecer como se faz isso. A ABCD ficou muito satisfeita de termos procurado por eles, entendeu que o momento é ótimo para isso e os pontos levantados foram o seguintes: por parte da ABCD ainda há que se aguardar um programa de localização para os testes surpresa, que é um programa utilizado pela Agência Mundial Antidoping (Wada), chamado "Where about?". Este programa ainda não está em funcionamento no Brasil. Eles acham que até julho já está no ar. Nós vamos ser os primeiros a adotar esse programa. Mas até lá, decidimos q já vamos iniciar os nossos testes surpresa, através de protocolos, a partir do mês que vem, com as orientações mínimas dadas pela ABCD - explicou Favetti, em entrevista por telefone ao Combate.com.
Rafael Favetti palestra CAB MMA (Foto: Adriano Albuquerque)Rafael Favetti anunciou que primeiros exames surpresa no Brasil acontecem em 30 dias (Foto: Adriano Albuquerque)
O "Where about?" é um programa de computador online no qual os lutadores filiados à CABMMA vão indicar os horários de treino, onde se encontram, a periodicidade dos treinamentos e o local onde moram. Com todos os dados armazenados, o aplicativo vai sortear quem é o atleta que vai ser testado e em que local, dia e horário, sem interferência humana, segundo Rafael Favetti.
- Esse é o protocolo internacional, que ainda vai ser utilizado no Brasil. Seremos os primeiros a fazer, mas até ficar pronto, vamos adotar protocolos mínimos de testes surpresa - disse.
Enquanto o programa não é colocado em prática no país, as orientações passadas pela ABCD para a CABMMA é de que a coleta seja sempre feita nas academias, que o laboratório que é utilizado nos exames antidoping atualmente se mantenha o mesmo e que o coletor seja certificado pela Autoridade Brasileira, sendo supervisionado pela Comissão Atlética, mas sem ter vínculo com o mundo do MMA. 
 Não nos preocupamos se alguém está com evento marcado. Qualquer um pode entrar na mira. É importante diferenciar que já fazemos testes prévios. Quem tem evento marcado e já tem uma antecedência em queda de dopagem e está em um card, já fazemos o controle prévio. Fizemos isso com o Vitor (Belfort) aqui no Brasil. Agora vamos fazer de surpresa, esteja com evento marcado ou não. Se o atleta é profissional de MMA, ele é profissional o tempo inteiro
Rafael Favetti, chairman da CABMMA
 Para que os primeiros exames sejam realizados já com os protocolos mínimos definidos na audiência desta sexta-feira, a CABMMA aguarda a lista de coletores da ABCD, que será enviada na próxima semana, para definir a logística dos testes iniciais. De acordo com a Comissão Atlética, não serão testados apenas os que estão com luta marcada, mas todos aqueles filiados passam a entrar na mira da entidade, seja contratado do UFC ou de qualquer evento nacional. Para Favetti, essas medidas terão cunho educativo para os atletas do MMA nacional.
- A ideia é que todos os atletas filiadostenham um controle antidopagem. Agora, nós temos toda uma cadeia de por onde começar. Essa é uma linhagem reservada que só nós sabemos para não deixar de ser surpresa, mas tende a não diferenciar evento nacional de internacional. Com o tempo pretendemos que o controle antidopagem no Brasil seja feito em todos os atletas de MMA. É um processo que é também pedagógico. Além de ser punitivo, quando alguém é pego no doping, é também pedagógico, educativo, porque só o tempo vai fazer, através do exercício da pedagogia, que essa cultura de banir de vez a dopagem seja implementada no MMA. Não nos preocupamos se alguém está com evento marcado. Qualquer um pode entrar na mira. É importante diferenciar que já fazemos testes prévios. Quem tem evento marcado e já tem uma antecedência em queda de dopagem e está em um card, já fazemos o controle prévio. Fizemos isso com o Vitor (Belfort) aqui no Brasil. Agora vamos fazer de surpresa, esteja com evento marcado ou não. Se o atleta é profissional de MMA, ele é profissional o tempo inteiro - decretou o chairman da CABMMA.
Quando questionado sobre os gastos para os eventos nacionais nesta questão, Favetti explicou que o valor que já é pago para a CABMMA será destinado "para o fim de antidopagem e que não são gastos, são investimentos". Ele ainda ressaltou que "quem ganha é o MMA. Não é a comissão, não é o evento, nem é o atleta. É o esporte".

Nenhum comentário:

Postar um comentário