domingo, 22 de março de 2015

Buscapé finaliza Drew Dober "no grito" e com erro do árbitro no UFC Rio 6

Eduardo Herdy avalia que o americano estaria "apagado" e encerra a luta com o lutador totalmente consciente. Americano reclama e pede revanche imediata no Rio

Por Rio de Janeiro
Em uma luta com resultado polêmico, o peso-leve Leandro Buscapé finalizou o americano Drew Dober aos 2m45s do segundo round com uma guilhotina que aparentemente não fez o seu adversário bater ou perder os sentidos. O árbitro Eduardo Herdy julgou que Dober teria "apagado" e encerrou a luta para desespero do americano, que reclamou muito. Até mesmo o público demorou para entender o que havia acontecido, e evitou aplaudir o resultado do combate.
UFC Rio 6 - Leandro Buscapé x Drew Dober (Foto: André Durão)Leandro Buscapé encaixa a guilhotina em Drew Dober, que se mostrava consciente (Foto: André Durão)
- Primeiro gostaria de agradecer o Rio de Janeiro por me receber tão bem. Vocês têm uma grande história no jiu-jítsu e sabem que eu não bati. Eu consigo resistir a uma guilhotina na meia-guarda. Eu não bati e todos viram isso. Só peço uma revanche. Se me chamarem, eu volto ao Rio de Janeiro - disse Dober após a luta.
Já Buscapé preferiu eximir-se de culpa pelo ocorrido.
- A minha guilhotina estava encaixada, e percebi que ele estava com a cabeça um pouco para o lado, e achei que tinha apagado. Não conseguia ver se ele estava apagado ou não, mas quem manda na luta é o juiz. Eu sou apenas um lutador, e estava ali fazendo o meu trabalho. Se ele decidiu, está decidido - disse.
UFC Rio 6 - Leandro Buscapé x Drew Dober (Foto: André Durão)O árbitro Eduardo Herdy encerra prematuramente a luta entre Leandro Buscapé e Drew Dober (Foto: André Durão)
A luta começou com Dober buscando os chutes baixos, e Buscapé acertou um bom contra-ataque de direita, fazendo o americano perder o equilíbrio. O brasileiro buscou a queda em seguida, mas Dober defendeu-se bem, levando a luta novamente para o centro do octógono. O americano buscava encurralar Buscapé na grade, e conseguiu aplicar alguns golpes, mas a esquiva do brasileiro estava perfeita, e a maioria dos socos passou no vazio. Com a estratégia claramente voltada para o contra-ataque, Buscapé aguardava as ações de Dober, que dominava a luta e tomava toda a iniciativa da luta.
No segundo round, após sofrer alguns golpes, Buscapé tentou levar a luta para o chão duas vezes, e na segunda conseguiu finalmente deixar Drew Dober com as costas no chão. Com habilidade, o brasileiro primeiro buscou as costas e depois encaixou uma guilhotina. Dober parecia tranquilo no golpe, mas o árbitro Eduardo Herdy decidiu segurar o braço do americano após Buscapé tê-lo alertado que ele havia e, achando que o lutador havia perdido os sentidos, decretou o fim da luta, para desespero de Dober, que em nenhum momento "apagou" ou sequer fez menção de desistir do combate. A decisão do árbitro revoltou Drew Dober, que reclamou muito da decisão. 
Após a luta, em depoimento ao Combate.com, o chairman da CABMMA, Rafael Favetti, informou que cabe recurso da equipe do Dober, e que ele tem um prazo de cerca de 15 dias para solicitá-lo. Favetti também afirmou que a decisão do árbitro deve ser discutida na reunião da comissão pós-evento.
KEVIN SOUZA NOCAUTEIA JAPONÊS COM APENAS UM GOLPE
Bastou um golpe. Kevin Souza não teve trabalho para liquidar Katusnori Kikuno, em combate válido pelo peso-pena (até 66 kg). O brasileiro venceu pela 10ª vez seguida na carreira (a terceira pelo Ultimate) ao nocautear o japonês com apenas 1m31s de luta. Depois de começar dominando o centro do octógono, Kevin acertou um direto de direita, que levou o rival à lona. Ele ainda conectou mais um soco com o adversário caído, antes da interrupção do árbitro. Agora o lutador tem 16 vitórias e três derrotas no cartel, enquanto Kikuno perdeu pela sétima vez, a segunda no UFC, ficando com retrospecto na carreira de 22 triunfos, sete derrotas e dois empates.
UFC Rio 6 - Kevin Souza x Katsumi Kikuno (Foto: André Durão)Kevin Souza festeja a vitória por nocaute contra o japonês Katsunori Kikuno no UFC Rio 6 (Foto: André Durão)


- Estou emocionado. Eu acabei estudando muito o Kikuno, é um grande atleta e um dos caras que admirava na minha infância. Estou feliz pelo nocaute no UFC. Rio de Janeiro, muito obrigado - afirmou Kevin, após sua vitória
MASSARANDUBA VENCE AKBARH ARREOLA EM LUTA MORNA
em uma luta morna e sem muita emoção, o popular peso-leve Francisco Massaranduba venceu o mexicano Akbarh Arreola por decisão unânime dos juízes (triplo 30-27). esta foi a quinta vitória do brasileiro em oito lutas no UFC, e a 16ª em 20 combates como profissional. Já Arreola sofreu a segunda derrota em três duelos no UFC.
UFC Rio 6 - Massaranduba x Akbarh Arreola (Foto: André Durão)Massaranduba aplica golpe na vitória por unanimidade sobre o mexicano Akbarh Arreola no UFC Rio 6 (Foto: André Durão)
Massaranduba começou a luta imprensando Arreola na grade. Mais baixo o brasileiro buscava a luta na curta distância, e na primeira chance que teve, levantou o mexicano e cravou-o no chão, ficando por cima, na guarda. O brasileiro mantinha Arreola sob domínio no solo, evitando as tentativas de fugida de quadril e aplicando algumas cotoveladas no rosto do rival até o intervalo.
No segundo round, mesmo orientado a usar mais a luta em pé, Massaranduba mais uma vez derrubou Arreola, ainda que após trocar alguns golpes com o mexicano. Novamente na guarda do adversário, o brasileiro mantinha o domínio da luta, que era pouco empolgante e arrancava algumas vaias do público. No fim do round, o mexicano recebeu um duro golpe no chão, mas resistiu até o fim.
No terceiro e último round Massaranduba partiu para a luta totalmente em pé, e mesmo à distância, conseguiu manter o domínio sobre Arreola. A um minuto do fim, muito cansado, o brasileiro levou a luta para o chão e manteve o adversário sob domínio até o fim do combate.
Confira os resultados das demais lutas do evento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário