domingo, 22 de março de 2015

Na base da estratégia, Demian Maia acaba com invencibilidade de LaFlare

Brasileiro derruba, fica por cima nos quatro primeiros rounds e "cozinha" últimos cinco minutos rumo à vitória por decisão unânime no UFC Rio 6, no Maracanãzinho

Por Rio de Janeiro
O brasileiro Demian Maia garantiu uma vitória brasileira na luta principal do UFC Rio 6 da forma que melhor sabe: usando o jiu-jítsu e a estratégia. Numa luta amarrada, em que abusou das quedas e do jogo de solo, o peso-meio-médio paulista venceu o americano Ryan LaFlare por decisão unânime (triplo 48-46) na madrugada de sábado para domingo, no Maracanãzinho. Foi o fim de uma sequência de 11 vitórias em 11 lutas para o novaiorquino, e a 20ª vitória em 26 combates na carreira do brasileiro.
Demian assumiu a responsabilidade de comandar o ritmo da luta desde o início. Ele tomou o centro do octógono e não teve medo de trocar com LaFlare. Numa trocação franca inicial, o americano levou a melhor e já arranhou a testa do paulista com um direto. Demorou um minuto até Demian fintar um jab e atacar um single leg. Ele surpreendeu o novaiorquino, que, mesmo com seu wrestling de alto nível, terminou com as costas no chão.
UFC Rio 6 - Demian Maia x Ryan LaFlare (Foto: André Durão)Demian Maia festeja a vitória sobre o até então invicto Ryan LaFlare na luta principal do UFC Rio 6 (Foto: André Durão)

A partir daí, o brasileiro mostrou sua faixa preta de jiu-jítsu: passou guarda com facilidade e ameaçou partir para uma kimura. LaFlare escapou, remontou meia-guarda, mas Demian antecipou seus movimentos e chegou à montada. O paulista tratou de estabilizar posição e golpear no ground and pound. LaFlare esperneou, tentou na força tirá-lo de cima, mas Demian não desgrudava. Ele voltou à meia-guarda e terminou o round por cima.
O segundo round começou mais estudado, talvez consequência do grande esforço de ambos no primeiro período. LaFlare investiu nos chutes baixos, para minar a perna da frente do paulista. Ele dominava a movimentação e frustrou sua primeira entrada em queda. Demian respondeu com um bom cruzado de esquerda. Com paciência, seguiu girando até achar o momento certo de atacar a perna esquerda e derrubar de novo.
Desta vez, LaFlare mostrou melhor defesa no chão, e vendeu mais cara a passagem de guarda ao brasileiro. Mesmo assim, com insistência e alguns socos na cara, Demian obteve a montada com cerca de 1m30s restando. A partir daí, deu mais golpes na cabeça e tentou passar pra um kata-gatame. A posição, porém, não encaixou com a precisão necessária, e o paulista terminou o período com mais duros golpes no rosto.
UFC Rio 6 - Demian Maia x Ryan LaFlare (Foto: André Durão)Demian Maia controlou Ryan LaFlare no jogo de chão durante praticamente toda a luta (Foto: André Durão)
Atrás na pontuação, o americano perseguiu Demian pelo cage no terceiro round. Seus cruzados não encontravam a distância correta, e o paulista circulava para sua direita com agilidade. LaFlare mais uma vez rechaçou a primeira tentativa de queda e, após levar um bom jab, contragolpeou outra entrada e acabou por cima pela primeira vez na luta. Todavia, sem conseguir nada, tentou se levantar e acabou com Demian preso à sua perna, buscando uma chave de calcanhar.
LaFlare acabou caindo, e o brasileiro voltou a ficar por cima, rapidamente obtendo a montada. O novaiorquino tentou usar a grade para se livrar, mas Demian rapidamente voltou a montar e a amassá-lo. Ele terminou mais um round por cima e assumiu uma vantagem confortável na pontuação.
O quarto round foi mais do mesmo. O jab de Demian encontrava lugar no rosto de LaFlare repetidamente. Desta vez, o brasileiro quedou com mais de três minutos restando. O americano ameaçou puxar seu braço numa kimura, mas Demian, malandro na "arte suave", escondeu o braço e ainda transformou a situação toda em mais uma montada. Aos poucos, trabalhou pelo kata-gatame. LaFlare respirava "pelo canudinho", mas resistiu quase um minuto na posição, até remontar a meia-guarda e colocar o adversário para o lado.
À frente na luta, Demian tratou de circular o máximo possível para fugir dos chutes e cruzados de LaFlare no início do último round. Sua primeira tentativa de queda não funcionou, e ele se viu forçado a trocar com o americano. LaFlare começou a acertar seus chutes, seja na perna, seja na costela. O brasileiro voltou a ir nas pernas; LaFlare fez sprawl e até ficou por cima, mas fez questão de se levantar e correr; sabia que sua chance era nocautear.
UFC Rio 6 - Demian Maia x Ryan LaFlare (Foto: André Durão)Ryan LaFlare teve trabalho para se livrar das tentativas de finalização de Demian Maia (Foto: André Durão)

Demian insistiu nas quedas e levou uma joelhada poderosa no rosto. LaFlare se levantou e o árbitro John McCarthy mandou o paulista se levantar. O público se irritava cada vez que seu compatriota demorava a fazê-lo. Em pé, o americano ia encontrando o caminho. Acertou mais dois bons chutes no corpo e um perigoso cruzado. Porém, Demian tirou da cartola mais uma queda no último minuto, e tratou de "cozinhar" a vitória. Com 10s restando, LaFlare se levantou e foi para o "tudo ou nada", mas Demian se jogou no chão. McCarthy imediatamente deduziu um ponto do paulista, mas não fazia mais diferença. Fim de luta, e mais uma vitória para Demian Maia.
- Eu tentei trazer uma finalização para vocês, mas fiquei três meses parado por causa de infecção, e enfrentei esse adversário muito duro que estava invicto e era inclusive favorito nas casas de aposta. Estou muito feliz de ter vencido hoje neste palco, no berço do jiu-jítsu, e ter mostrado o meu jiu-jítsu para o público - afirmou o brasileiro.
LaFlare não reclamou da falta de combatividade do adversário no último round e reconheceu sua superioridade no duelo.
- Esperei demais para começar a pressioná-lo, e no quinto round ele já tinha quatro rounds de vantagem sobre mim. Eu subestimei o quão forte ele seria por cima no chão, e ele me ensinou uma lição valiosa hoje - disse o americano.
Confira os resultados das demais lutas do evento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário