domingo, 22 de março de 2015

Comissão Atlética diz que tendência é que vitória de Buscapé seja mantida

Diretor de operações da CABMMA, Cristiano Sampaio afirma que erro de Eduardo Herdy no UFC: Maia x LaFlare não foi de interpretação da regra e sim um erro de fato

Por Rio de Janeiro
Os erros do árbitro Eduardo Herdy no UFC: Maia x LaFlare, neste sábado, no Maracanãzinho, ganharam enorme repercussão, especialmente após as duras críticas de Dana White. O principal deles ocorreu na luta entre Leandro Buscapé e Drew Dober, quando o brasileiro encaixou uma guilhotina e, quando o americano já conseguia se livrar da posição, o combate foi interrompido com vitória por finalização a favor de Buscapé. O presidente do Ultimate, inclusive, declarou que espera que o resultado seja alterado para "Luta sem Resultado".
Após o evento, a Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA) realizou uma reunião para pegar a visão de todos os árbitros sobre cada luta, como acontece sempre, de acordo com o diretor de operações da entidade, Cristiano Sampaio, mas nada ficou definido ainda. A equipe de Dober também não pediu, até o momento da reportagem, a revisão do resultado. Entretanto, mesmo que façam isso, a tendência é que Buscapé tenha a vitória mantida.
- Não é possível alterar o resultado. São três casos nos quais o resultado pode mudar: o primeiro é erro de somatório dos juízes dando resultado diferente. Segundo caso é o conluio, quando existe má fé entre os juízes, não importa qual foi o resultado, já ter um pré-definido entre os juízes. Isso é mais algo que acontece lá fora por conta de bolsas de apostas. O terceiro é falha na interpretação do árbitro que gera um resultado diferente do que era para ter sido. Tem erro de direito e de fato. Ali foi erro de fato. O erro de direito é quando existe essa falha na interpretação da lei. Não foi uma falha de interpretação da regra. Temos que rever a luta, o posicionamento do árbitro, quais os sinais corporais que o atleta teve, indicando que estava desmaiado ou bem, alguns fatores que temos a analisar. Mas não foi erro de direito, não teve a ver com interpretação de regra. Hoje, pelo protocolo padrão de comissão atlética no mundo todo, não há como mudar esse resultado. Pelo padrão internacional de comissão atlética não há como reverter esse caso. Mas temos que sentar, discutir e rever. Regra é uma coisa, a atuação dele é outra. São coisas distintas. Uma é erro de fato, outra de direito. Direito seria a regra. Mas o erro de fato foi a situação ali. Não se enquadra nesse caso, então a tendência é que a vitória do Leandro Buscapé seja mantida - explicou Cristiano, em entrevista por telefone ao Combate.com.
UFC Rio 6 - Leandro Buscapé x Drew Dober (Foto: André Durão)Interrupção de Eduardo Herdy na luta entre Buscapé e Dober causou polêmica (Foto: André Durão)
O erro de Eduardo Herdy na luta entre Buscapé e Dober não foi o único dele no evento. Antes disso, o árbitro demorou muito para interromper o duelo entre Jorge Blade e Christos Giagos. O brasileiro, derrotado com um mata-leão, precisou bater em desistência várias vezes até que fosse terminado o combate. De acordo com o diretor da CABMMA, será feito um trabalho intensivo em cima dessas falhas, mas não há a possibilidade de Eduardo ser colocado na geladeira, pois "seria muito ruim para o desenvolvimento dele.
- A reciclagem acontece independente de resultados positivos ou negativos. Sempre é feita. São programas semestrais que temos. Fizemos uma na semana passada com a equipe toda. Mas o que a gente faz agora é, identificando o erro, sabendo que foi erro de atuação, um trabalho de melhoria, de desenvolvimento na profissão dele. Não só em cursos de reciclagem mas também na prática. Não dá para botar no gelo e deixar por um tempo porque seria muito ruim para o desenvolvimento dele. Parar três meses para depois voltar é pior. Não pode tirar de atuação. Mas vamos deixá-lo em um intensivão que faremos em cima dele para ajustar os erros. O mais importante é, se for identificado, ele assumir e corrigir para os próximos eventos. Não é uma punição, mas existe um trabalho mais intenso em termos de aperfeiçoamento que faremos em cima de todo mundo. Obviamente intensificamos mais em erros que consideramos que foram graves no evento - afirmou.
Eduardo Herdy, lutador de MMA e policial civil, com o treinador Ricardo Tinha (Foto: Arquivo Pessoal)Eduardo Herdy passará por um curso intensivo em cima de seus erros (Foto: Arquivo Pessoal)
Sobre as declarações de Dana White, que chegou a afirmar no Twitter que Eduardo nunca mais deveria arbitrar novamente, Cristiano Sampaio disse que são reações normais para qualquer promotor de evento, mas descartou a possibilidade de Herdy não voltar mais a atuar no Ultimate, apesar de admitir que não deve ser já no próximo card do Brasil.
- Se for realmente identificado o erro, não tem como não ficar insatisfeito, mas o mais importante é sempre escolhermos os melhores profissionais que acreditamos para cada luta. Tenho certeza que eles pensam da mesma maneira. Você escuta não só dele, mas de outros promotores também, esse tipo de comentário. Isso é normal. Se fala muito mais em falhas do que em acertos. No evento anterior que arbitrou no UFC, teve atuação impecável, foi muito elogiado, mas faz parte do ofício. Importante é identificar e seguir adiante, mas não podemos crucificar ninguém por falhas. Não descartamos ele em outros eventos do UFC. Pode não ser escalado de imediato, mas com certeza ele vai voltar - concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário