sexta-feira, 20 de março de 2015

Jade mira Pan e admite ansiedade por recuperação total: "Sofrendo com isso"

Ginasta, que passou por uma cirurgia no joelho esquerdo em agosto de 2014, treina com a seleção no Rio de Janeiro e não vê a hora de voltar a treinar sem restrições

Por Rio de Janeiro
Treino Seleção Brasileira de Ginástica Artística Feminina - Jade Barbosa (Foto: Gabriel Frickie)Ginasta de 23 anos não descarta ida ao Pan de Toronto (Foto: Gabriel Fricke)
Em agosto de 2014, Jade Barbosa passou por uma cirurgia no joelho esquerdo e acabou fora do Mundial de Nanning, na China. A fase de recuperação, que completará seis meses na próxima semana, está perto do fim. A ginasta de 23 anos passou por um teste de força após o Carnaval deste ano e está bem perto de ser liberada para treinar sem restrições. Ela trabalha "sem forçar a barra" com o restante das meninas da seleção brasileira no Centro de Treinamento do Time Brasil, na Arena da Barra, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e não esconde a ansiedade para chegar aos 100%. O foco, claro, é o Mundial de Glasgow, na Escócia, em outubro, mas os Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho, também estão na mira.
- Deu uma porcentagem de diferença e não posso ser liberada 100%. É melhor não arriscar porque pode prejudicar tudo. Terei mais um tempo (na recuperação). O médico diz: "Faz, mas não faz muito. Se doer, para". Isso já deu uma aliviada na minha cabeça. Não aguento mais, estou sofrendo com isso, né? (O Pan) não está descartado. Tenho boas recordações do Pan, é uma competição importante para mim e tenho muito carinho, é muita emoção. É importante principalmente para as meninas (mais novas) entrarem no cenário internacional, competirem com atletas de alto nível, agora no adulto, para terem essa noção - comentou.
Treino Seleção Brasileira de Ginástica Artística Feminina - Jade Barbosa (Foto: Gabriel Frickie)Jade Barbosa faz atividade no Centro de Treinamento do Time Brasil (Foto: Gabriel Fricke)

Jade Barbosa se tornou conhecida justamente no Pan. Foi nos Jogos do Rio, em 2007. Ela foi às lágrimas após cometer falhas e perder a chance de medalha no individual geral, mas superou o nervosismo e levou o ouro na prova de salto, quebrando um jejum de 16 anos da conquista de Luísa Parente em Havana 1991. Jade foi ainda medalhista de prata por equipes e de bronze no solo. Em 2011, uma torção a tirou da edição de Guadalajara, no México. Agora, a pouco mais de um ano das Olimpíadas, a ginasta confessa que a edição canadense do Pan terá um fato importante e diferente: a presença das principais atletas americanas.
Vai ser um choque de realidade (para as mais novas) e dar uma noção do ambiente 
Jade
 - No Pan, os Estados Unidos normalmente não levam a equipe principal, mas acho que esse ano vão levar, então é uma coisa boa para ver como elas estão antes do Mundial. Temos meninas boas por aparelho, boas no individual e será a primeira vez que elas vão competir com gente de alto nível mesmo. Vai ser um choque de realidade (para as mais novas) e dar uma noção do ambiente. Queremos acertos (no Pan) para ver o que está bom para o Mundial: "Isso está bom, fica. Isso está ruim, sai". Queremos medalha, até porque não tivemos um bom resultado no último Pan (de Guadalajara). Queremos mudar essa imagem até para chegar com outra cara no Mundial, tipo, "os brasileiros voltaram" - relatou.
Apesar de ter apenas 23 anos, Jade é uma atleta experiente. Ela já disputou as Olimpíadas em 2008, em Pequim, na China, tendo conquistado a 10ª posição no individual, melhor colocação nacional até então. Após o término da competição chinesa, foi diagnosticada com uma lesão grave no pulso e esteve prestes a interromper a carreira, mas se recuperou. 
A volta às competições ocorreu no Brasileiro de 2009. Jade ficou fora de Londres 2012, mas se prepara para o Rio 2016. Os treinamentos acontecem diariamente no Centro de Treinamento do Time Brasil na Arena da Barra e são exaustivos. A ginasta está morando perto dali com as companheiras de equipe. Pela manhã, elas praticam com a supervisão da comissão técnica. De tarde, Jade tem um período de descanso enquanto as mais novas estudam e, em seguida, segue para a academia. À noite, mais uma rodada de treinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário