segunda-feira, 13 de julho de 2015

Isaquias supera ídolo canadense e conquista ouro inédito para o Brasil

Canoísta baiano de 21 anos vence experiente medalhista olímpico Mark Oldershaw na C1 1.000m, garante o título e ainda fatura a prata na C2 1.000m, com Erlon Souza

Por Direto de Toronto, Canadá
Isaquias Queiroz bate Mark Oldershaw e conquista medalha de ouro (Foto: Jeff Swinger-USA TODAY Sports)Isaquias Queiroz bate Mark Oldershaw e conquista medalha de ouro (Foto: Jeff Swinger-USA TODAY Sports)
Na raia ao lado, estava um pouco da história olímpica canadense, representada por Mark Oldershaw. O porta-bandeira do time da casa foi bronze em Londres 2012 e é o quinto atleta medalhista olímpico de sua família. Só que o canoísta brasileiro Isaquias Queiroz, de apenas 21 anos, não vê adversários. O bicampeão mundial não deu chances ao experiente rival de 32 anos nesta segunda-feira e faturou o primeiro ouro pan-americano do país na canoagem de velocidade, na final da categoria C1 1.000m, nos Jogos de Toronto. De quebra, ainda levou a prata na C2 1.000m, ao lado de Erlon Souza. O Brasil ainda somou dois bronzes nesta manhã de disputas, na bonita Reserva Miden. 
- Estou representando o meu país, o Time Brasil. Para mim, é um orgulho muito grande levar essa primeira medalha de ouro para o Brasil na canoagem. Estou muito satisfeitos e espero que venham mais - comemorou o campeão.
O jovem talento da canoagem mundial, que já havia se classificado em primeiro lugar para a final, dominou a prova de ponta a ponta. Empurrado pela torcida, o canadense que é filho e neto de consagrados canoístas chegou a assustar nos 250 mettros finais, mas não fez frente ao brasileiro bicampeão mundial na categoria C1 500. O estiloso baiano fez o tempo de 4m07s866, contra 4m09s587 do principal rival. O bronze ficou com o mexicano Jose Cristobal. 
Isaquias Queiroz ficou com o ouro, Mark Oldershaw com a prata e Jose Cristobal com o bronze (Foto: Jeff Swinger-USA TODAY Sports)Isaquias Queiroz ficou com o ouro, Mark Oldershaw com a prata e Jose Cristobal com o bronze (Foto: Jeff Swinger-USA TODAY Sports)
- Eu sabia que podia ganhar. Já ganhei dele em Copas do Mundo e Campeonato Mundial, então sabia que podia superá-lo. Agora é focar em 2016. O importante é a medalha olímpica para o Brasil - ressaltou o atleta
O Jogos Pan-Americanos servem de "aquecimento" para a principal competição do ano em 2015, o Mundial de Milão, em agosto. No torneio, que vale vagas para as Olimpíadas de 2016, Isaquias vai buscar o tricampeonato no C1 500.
BRASIL TAMBÉM LEVA PRATA E DOIS BRONZES
Vagner Souta e Celso Júnior celebram o bronze no pódio (Foto: Jeff Swinger-USA TODAY Sports)Vagner Souta e Celso Júnior celebram o bronze no pódio (Foto: Jeff Swinger-USA TODAY Sports)
A manhã seguiu rendendo frutos para a canoagem brasileira. Vagner Souta e Celso Júnior também subiram ao pódio nesta segunda-feira. Depois de um suspense para a divulgação do resultado oficial da final do da K2 1.000m, a dupla confirmou o bronze, com o tempo de 3m30s104. O ouro saiu para os cubanos Jorge Garcia e Reinier Torres, com 3m25s932, e a prata para os argentinos Pablo de Torres e Gonzalo Carreras, com 3m27s240.
Erlon De Souza e Isaquias Queiroz exibem as medalhas (Foto: Jeff Swinger-USA TODAY Sports)Erlon De Souza e Isaquias Queiroz exibem as medalhas (Foto: Jeff Swinger-USA TODAY Sports)
- Foi bem apreensivo. Esses últimos 100 metros são sempre uma luta. E ainda teve a apreensão a mais agora, não sabíamos se tínhamos ficado em terceiro ou não. Mas, graças a Deus, deu tudo certo e a gente conseguiu esse resultado expressivo para o nosso país - comemorou Celso. 
Pouco depois, Isaquias voltou para a água e, junto com Erlon de Souza, ficou com a prata na categoria C2 1.000m, com o tempo de 3m47s117. Eles chegaram a brigar pelo ouro até os metros finais, mas os canadenses Benjamin Russel e Gabriel Beauchesne-Sévigny levaram a melhor, completando a prova em 3m46s316. O bronze ficou com os cubanos Serguey Torres e Jose Bulnes (3m349s932).
Para encerrar o inesquecível dia para canoagem de velocidade do Brasil, Ana Paula Vergutz ficou com o bronze na K1 500m, com 2m03s329. Esta é a primeira medalha feminina do país na modalidade. O ouro foi para a cubana Yusmari Mengana (2m00s656), e a prata para a canadense Michelle Russell (2m02s381).
Michelle Russell (Canadá), Yusmari Mengana (Cuba) e a brasileira Ana Paula Vergutz (Foto: Jeff Swinger-USA TODAY Sports)Michelle Russell (Canadá), Yusmari Mengana (Cuba) e a brasileira Ana Paula Vergutz (Foto: Jeff Swinger-USA TODAY Sports)

Nenhum comentário:

Postar um comentário