segunda-feira, 13 de julho de 2015

Separados por um tri: Rafael Sobis revê Inter e pode ir de ídolo a carrasco

Decisivo nos títulos da Libertadores de 2006 e 2010, atacante tem chance de levar o tricampeonato, assim como o Inter, que costuma sofrer com ex-jogadores do clube

Por Porto Alegre
Dez em dez colorados guardam na lembrança a imagem nítida e ainda tão recente daquele garoto formado no Beira-Rio com cabelos descoloridos e arrepiados, com uma gigante bandeira do Inter em mãos. Como se fosse um representante da torcida em campo, correu com o mastro para erguer o clube à conquista da América pela primeira vez em 2006. Quatro anos depois, um já adulto atacante repetiu o gesto e foi importante no bicampeonato da Libertadores. Só que a vida prega peças e dá reviravoltas inimagináveis. Ídolo colorado, Rafael Sobis, 30 anos, se tornou um dos principais jogadores do Tigres, adversário nas semifinais da Libertadores, em confronto que inicia nesta quarta-feira, na mesma casa em que o atleta despertou para o futebol e se acostumou a balançar as redes. Criador e criatura estão, agora, separados por um tri.
Rafael Sobis contra a LDU pela Libertadores de 2006 (Foto: Daniel Marenco / Agência RBS)Rafael Sobis vibra com a conquista da Libertadores de 2006 (Foto: Daniel Marenco / Agência RBS)





REENCONTRO IRÔNICO
Rafael Sobis e o Inter terão um reencontro recheado de ironia. Ambos terão a chance de conquistar a Libertadores pela terceira vez, mas de lados rigorosamente opostos. O atacante se tornou um espião de luxo dos mexicanos, atleta querido pela diretoria e amado pela torcida local desde sua contratação no início de 2015.
Eu estou pensando no Tigres em fazer o melhor e tentar ganhar. Vou para enfrentar um rival, não posso me agarrar a isso. Não sei como vai ser, mas será difícil
Rafael Sobis, atacante do Tigres
- É uma honra ter o Rafael Sobis no Tigres, não só pelo profissional, mas pela pessoa, o lado humano que é. Ele certamente será tricampeão da Libertadores neste ano - aposta o presidente do Tigres, Alejandro Javier Rodríguez Miechielsen, em conversa com o GloboEsporte.com.
É inegável o tom de constrangimento do atacante ao discorrer sobre o confronto. Em entrevista coletiva concedida na quinta-feira, após treino do Tigres, falou do reencontro.

- Sou amigo de quase todos, estive muito tempo (no Inter). Mas depois que a semifinal foi definida não falamos, é melhor evitar. Eu estou pensando no Tigres em fazer o melhor e tentar ganhar. Vou para enfrentar um rival, não posso me agarrar a isso (o fato de ser ex-colorado). Não sei como vai ser, mas será difícil. O estádio estará cheio - comenta.
ESTRELA DE LIBERTADORES EM 2006 E 2010
Abel Braga e Rafael Sobis  (Foto: Inter / Divulgação)Abel Braga e Rafael Sobis em 2006
(Foto: Inter / Divulgação)
Formado na escola de atacantes colorados, de uma época de fartura de centroavantes jovens oriundos do clube – em que também surgiram Nilmar, Alexandre Pato e Luiz Adriano, entre outros – Sobis foi alçado aos profissionais em 2004. Ainda garoto, deu um pulo gigantesco na carreira com a chegada de Fernandão, em junho daquele ano, a quem tratava como um mentor ou irmão mais velho. Juntos, somados com Tinga, Alex e companhia, quase conquistaram o Brasileirão de 2005, naquele ano marcado pelo escândalo da arbitragem. No ano seguinte, talvez mordidos pela perda gigantesca, amadureceram a ponto de conquistar a Libertadores.

Decisivo, Sobis foi importante na reta final da competição sul-americana. Marcou contra a LDU, no Beira-Rio e ajudou, junto com o colombiano Rentería, a classificar o time para as semifinais. Foi em um Morumbi lotado, entretanto, que o atleta encaminhou o título: anotou dois gols diante do São Paulo de Rogério Ceni, Lugano, Ricardo Oliveira e companhia.  Valorizado pela conquista que viria, acabou negociado com o Real Betis, da Espanha. Não participou da épica vitória sobre o Barcelona, no Mundial de Clubes, em dezembro.
Rafael Sobis contra o Chivas pela Libertadores de 2010 (Foto: Alexandre Lops / Inter, DVG)Rafael Sobis contra o Chivas pela Libertadores de 2010 (Foto: Alexandre Lops / Inter, DVG)
Há aquele ditado popular que diz “o bom filho a casa torna”. E no caso, Sobis voltou para o Beira-Rio em 2010, por empréstimo do Al-Jazira, dos Emirados Árabes. Desta vez, regressou ao clube em um momento decisivo e turbulento, durante pausa para a Copa do Mundo, quando Jorge Fossati cedeu lugar a Celso Roth. 

O atacante chegou num pacote que contou ainda com os também já bem conhecidos Renan e Tinga. Os reforços encorparam o time e ajudaram na segunda conquista em 2010. Assim como quatro anos antes, o atacante voltou a mostrar estrela em duelos decisivos e marcou na decisão diante do Chivas, na vitória por 3 a 2 (confira abaixo gols de Sobis em Libertadores). Como se fosse um "déjà vu", voltou a dar a volta olímpica na casa colorada. 
INTER 2X0 LDURafael Sobis marca em jogo pelas quartas de final da Libertadores
SÃO PAULO 1X2 INTERSobis marca duas vezes no Morumbi, pela ida da final de 2006
INTER 3X2 CHIVASSobis marca na decisão contra o Chivas, no Beira-Rio



Só que vieram problemas inesperados. Primeiro, a decepção pela queda diante do Mazembe, na semifinal do Mundial de Clubes, em Abu Dhabi. Em 2011, outra decepção: a queda nas oitavas de final da Libertadores diante do Peñarol de Diego Aguirre, comandante atual do Inter. 

Naquele time de Falcão, Sobis já não era titular e, no jogo de volta contra os uruguaios, somente ingressou no segundo tempo quando o time perdia por 2 a 1 e chegou a ter bate-boca com D’Alessandro. Três meses depois, se transferiu para o Fluminense, clube em que seria campeão brasileiro em 2012 e que deixou no final do ano passado, quando se mudou para o México.
SOBIS JÁ MARCOU... E NÃO COMEMOROU

Sobis pode engrossar uma lista desconfortável. A de ex-colorados e que se tornaram carrascos do ex-clube. Pelo Fluminense, chegou a marcar contra o Inter uma vez em pleno Beira-Rio, pelo Brasileirão de 2011. Por outra coincidência da vida, Rafael Moura, atual colorado, abriu o marcador de cabeça, enquanto Oscar deixou tudo igual. Mas Sobis deu a vitória para o Flu por 2 a 1, com um chute cruzado da entrada da área. Como num pedido de desculpas, juntou as palmas das mãos e não comemorou (veja acima)

Essa indigesta listagem também tem outros atletas campeões pelo Inter. Do elenco atual, Alex anotou contra o Inter no empate diante do Corinthians, pelo Brasileirão de 2011. O tropeço em casa fez o time gaúcho praticamente interromper o sonho de conquistar õ campeonato. 

Homenagens a ex-colorados também não costumam dar certo. Ovacionado por torcedores, Fernandão marcou pelo São Paulo em vitória por 2 a 0, pelo Brasileirão de 2010. Também campeão da Libertadores e do Mundo, Iarley deu a vitória para o Ceará logo na primeiro lance em que participou de jogo, válido pela competição nacional de 2011. Detalhe: esses dois jogos foram no Beira-Rio.
INTER 0X1 CEARÁIarley dá a vitória para o Ceará em pleno Beira-Rio, em 2010
INTER 0X2 SÃO PAULOFernandão ajuda o São Paulo a vencer o Inter, pelo Brasileirão de 2010
INTER 2X1 GRÊMIOGiuliano marca o gol do Grêmio na decisão do Gauchão de 2015


Craque da Libertadores de 2010, Giuliano anotou pelo Grêmio contra o ex-clube pela decisão do Gauchão desde ano. Mas não conseguiu evitar a vitória colorada por 2 a 1, que acabou campeão estadual. Essa lista também teve atletas como Andrezinho, Alexandre Pato, Walter, Jô, entre outros. 
Resta saber se Sobis voltará a ser decisivo, agora, contra o Inter. Já tantas vezes herói colorado, tem chances de ser aplaudido e vaiado no remodelado Beira-Rio. A esperar pelo confronto, marcado para as 22h de quarta-feira, pela ida da semifinal da Libertadores.   
Rafael Sobis, comemora gol do Tigres contra o Veracruz (Foto: Agência AFP)Rafael Sobis se tornou um dos principais jogadores do Tigres  (Foto: Agência AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário