sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Bimba vê exagero de sul-coreano que ficou doente: "Água está limpinha"

"Ele pegou uma virose que a gente quase sempre pega quando vai à Europa", diz brasileiro. Médico do Rio 2016 diz que risco é mínimo na Baía de Guanabara

Por Rio de Janeiro
Bimba no evento-teste no Rio de Janeiro (Foto: Pedro Martinez/Sailing Energy/ISAF)Bimba afirmou que a água da Baía de Guanabara estava limpinha (Foto: Pedro Martinez/Sailing Energy/ISAF)
Exagerado. Foi assim que o velejador Ricardo Winicki, o Bimba, viu o episódio de seu adversário de classe RS:X, o sul-coreano Cho Wonwoo, que passou mal na última terça-feira, após três dias de regatas do evento-teste da vela para as Olimpíadas de 2016. Ele foi levado para o hospital de ambulância e seu treinador, Danny Ok, apontou a água da Baía de Guanabara como culpada pelo problema. Danny publicou nas redes sociais fotos de seu pupilo sendo transportado para o hospital.
- Acho que ele exagerou. Ele pegou uma virose que a gente quase sempre pega quando vai à Europa. Só que a gente não culpa a água. Eu sou a pessoa que mais reclama da Baía de Guanabara. Achei legal para chamar a atenção de quem tem que limpar a Baía de Guanabara. Mas a água está limpinha. Não sei o que aconteceu durante essa semana que a água está assim - disse Bimba.
O brasileiro explicou que o desgaste de uma viagem para a Europa costuma desequilibrar a saúde dos atletas. Nem a forte e rápida chuva que caiu no início da noite desta quarta mudou as condições da água, de acordo com Bimba. 
- No máximo caíram umas folhas de amendoeira na água. Nesta quinta eu vi pela primeira vez um cara parando (a prancha a vela) para tirar o que deveria ser folha de amendoeira. Na Copa do Mundo, na Inglaterra, a água era limpa, mas cheia de água viva - disse Bimba.
Wonwoo Cho é levado em ambulância. Velejador sul-coreano está no evento-teste de vela (Foto: Reprodução/Facebook)Sul-coreano foi levado ao hospital em ambulância após regatas do evento-teste (Foto: Reprodução/Facebook)
Gerente geral de serviços médicos do Comitê Rio 2016, Marcelo Patrício disse que o sul-coreano chegou ao ambulatório da Marina da Glória com dor de cabeça e mal estar, sem diarreia. O atleta disse que não havia ingerido nenhuma bebida fora do normal. Por precaução, Wonwoo foi encaminhado para o hospital após ser diagnosticado com desidratação. Lá, foi hidratado e fez exames de sangue, que segundo Patrício nada detectaram, nem virose. Recebeu alta após duas horas e no dia seguinte voltou a competir, alcançando seu segundo melhor resultado dentre as regatas que disputou. Segundo o gerente geral, não é possível saber se o problema foi causado pela água da Baía de Guanabara. 

 - Não temo como dizer se foi a água. Podem ter sido várias causas, inclusive alimentação, água ou outro tipo de bebida que ele tenha ingerido fora do hotel. Esse foi um caso isolado. Normalmente, nas etapas de mundial de vela, mais pacientes são acometidos por esse tipo de problema por causa do sol. O número de casos que tivemos aqui é muito inferior. Até agora foram dois. Outra velejadora britânica teve diarreia, foi feito exame e nada foi constatado. 
Estamos com vários dias de competição. Se houvesse risco grande vários atletas já teríamos nos procurado. O risco é mínimo - disse Patrício.  

A RS:X terminou nesta quinta-feira com a medal race. Bimba ficou na sétima posição geral após o terceiro lugar na última regata. O campeão foi o chinês Wang Aichen. O sul-coreano terminou a competição em 23º lugar entre 28 atletas.
01
SCHEIDT, MARTINE E KAHENA BRIGAM PELO PÓDIO

Os destaques do Brasil no evento-teste seguem sendo Robert Scheidt e Martine Grael e Kahena Kunze. O bicampeão olímpico foi desclassificado na primeira regata da Laser e venceu a segunda. Vai para a medal race, corrida que reúne os 10 primeiros e vale o dobro de pontos, na quinta posição, com chance de pódio. Martine e Kahena vão disputar o ouro da 49erFX contra as líderes italianas Giulia Conti e Francesca Clapcich. As brasileiras precisam ficar, pelo menos, cinco posições à frente para chegarem ao ouro. 

Fernanda Decnop também vai para a medal race da Laser Radial, mas em nono lugar, sem chance de pódio. Na 470, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan conseguiram um segundo lugar, estão em 11º no geral e ainda brigam para ficar entre as dez melhores. Na Finn, Jorge Zarif teve como melhor resultado do dia um segundo lugar em três regatas e está em 13º, ainda brigando pela medal race. Marco Grael e Gabriel Borges terminaram a 49er na 13ª posição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário