sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Sempre indiferente, Kimi diz que novo contrato com Ferrari "não muda nada"

Na Bélgica, "Homem de Gelo" mantém semblante sério um dia após anúncio de 
que seguirá como piloto titular da escuderia italiana na temporada 2016 da F-1

Por Direto de Spa, Bélgica
header livio oricchio (Foto: Editoria de Arte)
Dois pilotos concentraram o foco das atenções nesta quinta-feira no Circuito Spa-Francorchamps, onde amanhã começam os treinos livres do GP da Bélgica. E são dois finlandeses: o veteranoKimi Raikkonen, da Ferrari, prestes a completar 36 anos, e o novato e também talentosoValtteri Bottas, 25 anos.
O cenário estava montado para Bottas, da Williams, substituir Raikkonen na Ferrari na próxima temporada. Parte da imprensa italiana já dava Raikkonen como um piloto fora dos interesses da Ferrari. Mas quarta-feira os italianos surpreenderam e anunciaram a assinatura de um novo contrato com Raikkonen.
O fato de garantir mais uma temporada na F-1, como desejava, claro, agradou Raikkonen. Mas quem o viu na coletiva da FIA e não soubesse que seu objetivo havia sido atingido sequer desconfiaria também. O finlandês da Ferrari falou, como de hábito, sem variar o tom de voz, olhando sempre para um ponto infinito da sala de coletivas. Se pudesse, como sempre diz, não estaria ali.
Kimi Raikkonen, em Spa, nesta quinta-feira: semblante continua sério após renovação com a Ferrari (Foto: Getty Images)Kimi Raikkonen, em Spa, nesta quinta-feira, se mostrou indiferente à renovação com a Ferrari (Foto: Getty Images)
Curiosamente, terça-feira, em Helsinki, na Finlândia, Raikkonen deu um show de simpatia numa pista outdoor montada em frente ao estádio de hóquei sobre o gelo, esporte nacional do país. Enquanto na Bélgica nesta quinta-feira o piloto foi indiferente às questões da imprensa, no evento promocional organizado por um patrocinador da Ferrari, Raikkonen surpreendeu seus conterrâneos pela disponibilidade, segundo reportagem do diário Turun Sanomat.
O Raikkonen de Spa foi até um tanto ríspido ao falar da corrida sabendo que em 2016 seguirá na Ferrari. “Bem, obviamente é o mesmo todo ano. Queremos fazer o melhor possível”, disse. “Estou feliz por continuar no time.” Chamou o grupo italiano para melhorar o desempenho na segunda parte do campeonato. Talvez se referia a si mesmo, já que somou em dez etapas 76 pontos enquanto o companheiro, Sebastian Vettel, 160.
Jovens pilotos de kart foram selecionados, na Finlândia, para desafiar Raikkonen na competição de kart em Helsinki. Os melhores participariam de uma corrida onde quem estava no grid era o seu ídolo, o piloto da Ferrari. Sem desejar se justificar, Raikkonen lembrou aos meninos que tinham uma boa chance de vencê-lo, pois há anos não pilotava mais aqueles karts velozes.
Na quinta-feira, em Helsinki, na Finlândia, Kimi Raikkonen participou de animada disputa de kart (Foto: Reuters)Na quinta-feira, em Helsinki, na Finlândia, Kimi Raikkonen participou de animada disputa de kart (Foto: Reuters)
Sempre sorrindo, atencioso, Raikkonen atendeu os jornalistas por 25 minutos em Helsinki. E falou do tempo que também competia de kart. “Sempre desejava saber, como esses meninos, o que seria correr contra pilotos da F-1. Eu disputei uma prova de kart com Jarno Trulli. Mas, claro, todos sonhávamos em estar na pista ao lado de Ayrton Senna.”
Quando Senna se acidentou, em Ímola, em maio de 1994, Raikkonen iria completar 15 anos. O finlandês lembrou, em Helsinki, que teria sido possível a ele experiência semelhante a vivida com Trulli, mas com o ídolo de muitos kartistas de seu tempo, Ayrton Senna. Não tiveram a chance.
Segundo o autor da reportagem sobre a participação de Raikkonen no evento de Helsinki, terça-feira, o finlandês Heikki Kulta, todos entenderam, no dia seguinte, a razão de Raikkonen estar tão diferente do que esperavam, tão solícito: “Ele já havia assinado com a Ferrari na terça-feira. Mas nós não sabíamos. A Ferrari anunciou apenas na quarta-feira”.
Provavelmente Raikkonen esgotou seu estoque de atenção com os fãs, na Finlândia. Ao falar se o novo contrato o estimula ainda mais a buscar a quinta vitória na sua pista favorita, Spa-Francorchamps, afirmou. “Não muda nada. Quero dizer, fazemos as mesmas coisas que nas outras corridas. Não mudará a forma de encarar o fim de semana ou mesmo o resultado final.”
"O Homem de Gelo" Kimi Raikkonen tira fotos com os fãs no circuito de Spa, nesta quinta-feira (Foto: Reuters)"O Homem de Gelo" Kimi Raikkonen tira fotos com os fãs no circuito de Spa, nesta quinta-feira (Foto: Reuters)
O retrospecto de Raikkonen nos atuais 7.004 metros do seletivo traçado localizado na cadeia de montanhas das Ardenas é notável. Na pista onde o piloto faz a diferença, o finlandês coleciona quatro vitórias: em 2004 e 2005, com McLaren, e em 2007 e 2009, Ferrari. Foi ainda terceiro com a Lotus, em 2012, além de ter estabelecido a pole position em 2007 e largado em segundo, em 2002, com McLaren, no seu segundo ano na F-1. Apenas Michael Schumacher, com seis vitórias em Spa, e Senna, cinco, têm melhor estatística de Raikkonen na pista das Ardenas.
O que a Ferrari deseja de Raikkonen é que corra como normalmente faz em Spa, pista que o faz se superar. E como é muito capaz o trabalho aparece como em nenhum outro circuito. Por essa razão, a fim de mantê-lo estimulado, o contrato do finlandês com os italianos é por produção. Receberá um básico e por ponto conquistado, como no seu tempo de Lotus. Lá funcionou à perfeição. O Raikkonen de 2012 e 2013 foi brilhante.
Os primeiros treinos livres do GP da Bélgica, 11º do calendário, começam amanhã às 5 horas, horário de Brasília. Fique atento aos horários:

Nenhum comentário:

Postar um comentário