sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Vasco precisa trilhar caminho que só dois conseguiram nos pontos corridos

Cruz-maltino necessita de melhora significativa em aproveitamento no segundo turno do Brasileirão de 2015. Caminho tem início no sábado, contra o Goiás, fora de casa

Por Rio de Janeiro
De 2003 pra cá, na era dos pontos corridos, quem terminou o primeiro turno na lanterna quase sempre foi rebaixado ao fim do campeonato. Só dois times, Goiás e São Caetano, em 2003 e 2004, quando ainda haviam 24 clubes na disputa e, consequentemente, mais tempo para se recuperar, conseguiram escapar (veja na tabela ao fim do texto). Contra o Goiás, sábado, no Serra Dourada, o Vasco, último colocado na competição deste ano, começa a trilhar esse caminho improvável.
E os números são ainda mais desanimadores. Metade dos lanternas até o fim do primeiro turno, nessas últimas 12 edições do Brasileiro, amargaram a mesma colocação até o fim do campeonato. Santa Cruz, em 2006, América-RN, em 2007, Ipatinga, em 2008, Sport, em 2009, Figueirense, em 2012,  e Náutico, em 2013, não conseguiram avançar nem mesmo uma posição durante todo o segundo turno. Desses, apenas América-RN e Náutico, ambos com 10 pontos, tiveram desempenho pior que o do Vasco até esta altura da competição.
vasco faixa eu escolhi acreditar (Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)Torcida do Vasco acredita na virada do time, que conquistou apenas 13 pontos até agora no Campeonato Brasileiro. Clube ganhou ânimo maior após derrotar o Flamengo pela Copa do Brasil na quarta-feira  (Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

Se conseguir escapar, porém, a tendência é que o Vasco tenha aumento significativo em aproveitamento nas próximas 19 rodadas. Foi o que aconteceu com Goiás e São Caetano. O esmeraldino, por exemplo, terminou o primeiro turno do primeiro Brasileirão disputado em pontos corridos na 24ª colocação. Nas rodadas seguintes, mudou de cara. Fez 44 pontos, e terminou o torneio com 55, em nono. 
O São Caetano não chegou tão longe, mas a evolução foi ainda maior. Ao fim das 23 primeiras rodadas de 2004, conquistou apenas nove pontos. Terminado o torneio, estava na 18ª colocação, fora da zona de rebaixamento, com 53. 
Em média, os dois clubes tiveram aumento de 41,3% comparando o aproveitamento nos dois turnos. Repetindo a melhora, o Vasco terminaria o campeonato com 54 pontos, 41 deles conquistados nas 19 rodadas finais. Essa foi a pontuação do Atlético-PR no ano passado, por exemplo. O clube terminou o campeonato em oitavo lugar.
Analisando não apenas Goiás e São Caetano, mas todas as equipes que terminaram o turno inicial na zona de rebaixamento e escaparam no final do campeonato, a melhora do Vasco teria que ser acima da média. Grêmio e Goiás (2003); Botafogo, Paraná, Flamengo e São Caetano (2004); Figueirense e São Paulo (2005); Botafogo e Corinthians (2006); Atlético-PR e Náutico (2007); Santos e Fluminense (2008); Fluminense (2009); Atlético-MG e Atlético-GO (2010); Atlético-MG (2011); São Paulo (2013) e Coritiba (2014), melhoraram seus desempenhos em uma média de 22,01% de aproveitamento a mais no segundo turno em comparação com o primeiro.
Isso levaria o Vasco a uma conquista de 25 dos próximos 57 pontos a serem disputados neste Brasileirão de 2015. Somando-se aos 13 já conquistados, o Gigante da Colina terminaria o torneio com 38. No último Campeonato Brasileiro, esta foi a pontuação do Vitória, primeiro colocado do Z-4. O Palmeiras, primeiro fora da zona, terminou com 40. Isso significa que o desempenho cruzmaltino terá que ser acima da média caso o time pretenda disputar a primeira divisão em 2016.
Na tabela abaixo, veja como terminaram o campeonato os times que viraram o turno na zona de rebaixamento, desde 2003. 
Zona de rebaixamento Tabela Vasco (Foto: Globoesporte.com)
*estagiário, sob supervisão de Janir Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário