domingo, 15 de maio de 2016

Demian Maia finaliza Matt Brown no terceiro round e pede disputa de título

Americano quase foi agredido por um fã no caminho do octógono e teve de deixar a área de luta protegido por seguranças por conta do gesto obsceno feito na véspera

Por Direto de Curitiba


O encerramento do card preliminar do UFC 198, em Curitiba, teve a luta com a maior dose de adrenalina da primeira metade do evento. Após provocar a torcida mostrando os dois dedos médios e se pesar de costas para os fãs, o americano Matt Brown não teve a menor chance diante do jiu-jítsu de Demian Maia. Com um jogo de chão próximo à perfeição, o meio-médio brasileiro anulou o americano, e o finalizou aos 4m31s do terceiro round, conquistando sua vitória de número 21 na carreira, e impondo a Brown a sua décima derrota por finalização (veja a finalização no vídeo acima).

- Eu estou pronto para o título. Vou pedir a todos os brasileiros nos EUA, no Brasil e na Europa que peçam a Dana White a Lorenzo que eu lute pelo título. Esse é o meu sonho. Esta é a minha quinta vitória consecutiva nesta categoria, e eu estou pronto para disputar o cinturão - disse Demian Maia após a luta, enquanto Brown deixava o octógono duramente hostilizado pelos fãs presentes à Arena da Baixada.
Demian Maia x Matt Brown - 198 (Foto: Giuliano Gomes/PR PRESS)Demian Maia finalizou Matt Brown no UFC 198 (Foto: Giuliano Gomes/PR PRESS)


Antes da luta começar, enquanto entrava rumo ao octógono, Brown foi alvo da ira dos fãs paranaenses. Marcado pelos gestos obscenos na pesagem na véspera, Brown teve de ser protegido pelos seguranças, mas não escapou de um torcedor mais agressivo, que agarrou o capuz do seu agasalho, puxando-o com força. O lutador, que foi muito vaiado, voltou e chegou a desferir um golpe, mas a segurança impediu que uma confusão maior acontecesse. 
A luta começou com Demian fintando e encurralando Brown na grade. O americano estava atento à estratégia do brasileiro, mas não conseguiu evitar ser levado para o chão. Demian buscou rapidamente as suas costas, travando a perna direita de Brown com a sua. Mochilado, com o cadeado fechado na cintura, o americano não conseguia agir, e o brasileiro aproveitou-se disso para tentar aplicar um estrangulamento. Brown se defendeu, mas Demian manteve a posição nas suas costas, sempre buscando o estrangulamento. A torcida cantava "Bota pra dormir" enquanto Demian tentava escalar a guarda para buscar o braço de Brown. O americano não conseguia fazer nada n o chão, e simplesmente se defendeu até o intervalo.
Demian Maia - UFC 198 (Foto: Giuliano Gomes/PR PRESS)Demian Maia comemora grande vitória no UFC 198 (Foto: Giuliano Gomes/PR PRESS)

No segundo round, já aparentando cansaço, Matt Brown tentou tomar a iniciativa da luta, mas Demian Maia foi direto na sua perna, tentando a derrubada com um single leg. Brown se defendeu, mas o brasileiro insistiu e voltou a mochilar o americano junto à grade. Brown apenas se defendia, com Demian nas suas costas buscando uma brecha para encaixar um estrangulamento. Dominando Brown totalmente no jogo de chão, Demian Maia impôs seu jiu-jítsu durante todo o round, cansando o americano e impedindo que ele desse um golpe sequer. Nos segundos finais, Brown ainda tentou inverter a posição, sem sucesso.

No terceiro e último round, com ampla vantagem na pontuação dos rounds anteriores, Demian Maia voltou a tentar catar as pernas de Matt Brown, mas o americano evitou as quedas com dois sprawls, e conectou um bom golpe no rosto do brasileiro, que caiu, mas manteve-se agarrado ao corpo do americano. No chão, Demian Maia novamente impôs sua técnica de luta agarrada para anular o poder de ataque de Brown. Pressionando o americano junto à grade, Demian evitava dar a distância que Brown precisava para lutar, e mais uma vez, com o cadeado fechado na cintura do americano, passou a dominar suas costas e buscar a finalização por mata-leão. Brown se defendia travando os braços do brasileiro e impedindo que o golpe fosse finalizado. Demian golpeava a cabeça do rival com a direita, esperando que ele soltasse seu braço para se defender. Em uma distração de Brown, Demian Maia fechou o estrangulamento, forçando Brown a desistir da luta.
UFC 198
14 de maio de 2016, em Curitiba (PR)
CARD PRINCIPAL
Stipe Miocic venceu Fabricio Werdum por nocaute aos 2m47s do R1
Ronaldo Jacaré venceu Vitor Belfort por nocaute técnico aos 4m38s do R1
Cris Cyborg venceu Leslie Smith por nocaute a 1m21s do R1
Mauricio Shogun venceu Corey Anderson por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Bryan Barberena venceu Warlley Alves por decisão unânime (triplo 29-28)
CARD PRELIMINAR
Demian Maia venceu Matt Brown por finalização aos 4m31s do R3
Thiago Marreta venceu Nate Marquardt por nocaute aos 3m39s do R1
Francisco Massaranduba venceu Yancy Medeiros por decisão unânime (29-26, 30-27 e 30-26)
John Lineker venceu Rob Font por decisão unânime (30-27, 29-28 e 30-26)
Rogério Minotouro venceu Patrick Cummins por nocaute técnico aos 4m52s do R1
Serginho Moraes e Luan Chagas empataram (29-28, 28-29 e 28-28)
Renato Moicano venceu Zubaira Tukhugov por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)

Nenhum comentário:

Postar um comentário