domingo, 15 de maio de 2016

Pacotão do UFC 198: Brown x torcida, "happy face" vetada e furacão Cyborg

Show em estádio lotado tem lutador dando direto de direita em fã na torcida, brasileiro perdendo invencibilidade no país e "maldição" em música tema de Ayrton Senna

Por Rio de Janeiro
O UFC 198 tinha todos os requisitos para entrar para a história. E o evento realizado na Arena da Baixada, com mais de 45 mil fãs presentes - terceiro maior público da história da organização -, correspondeu e ainda superou as expectativas. Os brasileiros fizeram a festa, só não completa pelas derrotas de Warlley Alves e Fabricio Werdum, que deixou escapar o cinturão dos pesados. Mas a noite de sábado marcou os torcedores de diversas maneiras, desde a homenagem aAyrton Senna, que mais uma vez não deu sorte a um lutador do Brasil, até lutador encarando a torcida.
Entre os destaques do UFC 198, a "maldição" do tema da vitória encabeça a lista, que ainda conta a com a estreia de luxo de Cris Cyborg no Ultimate e o fim da invencibilidade de Vitor Belfort em eventos no Brasil, após massacre de Ronaldo Jacaré.
"MALDIÇÃO" DO "TEMA DA VITÓRIA"
Fabricio Werdum homenagem Ayrton Senna UFC 198 (Foto: Getty Images)Werdum entra com bandeira de Ayrton Senna: música tema do piloto não deu sorte mais uma vez (Foto: Getty Images)

O "Tema da Vitória", que nos anos 90 era sinônimo de glória do Brasil na Fórmula 1 com Ayrton Senna, não parece dar tanta sorte aos lutadores brasileiros. Na noite em que tentou fazer uma homenagem ao ídolo de infância ao entrar no octógono, Fabricio Werdum foi nocauteado no primeiro round por Stipe Miocic. Mas essa não foi a primeira vez que o americano derrotou um brasileiro que usou a música de inspiração.

Em maio de 2014, Fabio Maldonado enfrentou o americano no evento principal do TUF Brasil 3, em São Paulo, e o resultado foi o mesmo. Miocic não deu tempo para o "Caipira de Aço" mostrar seu boxe e acabou com o brasileiro em 35 segundos do primeiro round.
"HAPPY FACE" VETADA... SÓ QUE NÃO!
Fabricio Werdum Happy Face UFC 198 (Foto: Getty Images)Werdum e a "Happy Face": máscara foi vetado, mas alguns exemplares entraram escondidos na Arena (Foto: Getty Images)

As máscaras de Fabricio Werdum, que tanto sucesso fizeram no treino aberto e no dia da pesagem em Curitiba, foram vetadas no interior da Arena da Baixada no UFC 198 por causa da exposição da marca de um patrocinador não vinculado ao Ultimate. Do lado de fora do estádio, elas eram distribuídas, mas vetadas pelos seguranças na hora da revista. Contudo, alguns dos exemplares da "Happy Face" do brasileiro entraram escondidas e marcaram presença no evento.
Ainda no vestiário momentos antes da luta, Werdum se divertiu enquanto recebia a bandagem de um funcionário que usava a máscara. Após a entrada emocionante na Arena da Baixada, ao som do "Tema da Vitória", o ex-campeão dos pesados também se divertiu ao ver o cuttman também devidamente "vestido" com a "happy face".
MATT BROWN X ARENA DA BAIXADA
Matt Brown UFC 198 (Foto: Getty Images)Brown provocou torcida na pesagem e reagiu com direto de direito após ter capuz puxado por torcedor (Foto: Getty Images)


Conhecido por seu jeito polêmico, Matt Brown já tinha declarado guerra à torcida brasileira na pesagem oficial do UFC 198, quando subiu na balança de costas e mandou o dedo do meio para o público, que gritava o famoso "Uh, vai morrer". Mas o americano protagonizou outro episódio contra os fãs na Arena da Baixada. Na hora que estava caminhando até o octógono, antes de encarar Demian Maia, uma pessoa puxou o capuz do seu casaco. Irritado, o lutador não pensou duas vezes, se virou para a torcida e respondeu com um direto de direita (clique aqui e veja o momento de fúria do americano).

Toda a marra não surtiu efeito na hora do combate. O americano sofreu com Demian. Durante três rounds, o lutador foi dominado pelo brasileiro, que explorou com maestria seu jiu-jítsu, e foi finalizado no terceiro round com um mata-leão.
SIMPLESMENTE CYBORG!
Cris Cyborg x Leslie Smith UFC 198 (Foto: Getty Images)Cyborg comemora ao nocautear Leslie Smith: após longa espera, brasileira estreou com tudo no UFC (Foto: Getty Images)


Cris Cyborg estreou profissionalmente no MMA em maio de 2005, com uma derrota por finalização em um evento no Brasil. Desde então, a lutadora trilhou um caminho recheado de dificuldades, conquistas e cinturões. Pouco mais de 11 anos depois, passando por comentários preconceituosos e escândalo de doping, Cyborg finalmente debutou no UFC. E o destino não poderia ter preparado cenário melhor para a curitibana.
Lutando em casa, Cris levou os mais de 45 mil fãs à loucura já na emocionante entrada na arena. Quando a luta começou, quase não deu para piscar. A brasileira não deu espaços para Leslie Smith e atropelou a americana em 1m21s de luta. 
FIM DA INVENCIBILIDADE DE BELFORT
Ronaldo Jacaré x Vitor Belfort UFC 198 (Foto: Giuliano Gomes/PR PRESS)Vitor Belfort estático no octógono: "Fenômeno" foi massacrado por Ronaldo Jacaré (Foto: Giuliano Gomes/PR PRESS)


Vitor Belfort entrou no octógono no UFC 198 com o status de invencível quando atua no Brasil. O Fenômeno ia para sua sétima apresentação, com seis triunfos, sendo cinco por nocaute e um por finalização. No entanto, o ex-campeão do Ultimate, que não esteve com a torcida ao seu lado e até escutou o "Uh, vai morrer", sofreu uma "surra" do compatriota Ronaldo Jacaré, sendo nocauteado ainda no primeiro round do co-evento da noite.
TABU QUEBRADO
Fabricio Werdum x Stipe Miocic UFC 198 (Foto: Giuliano Gomes/PR PRESS)Cinturão americano: Miocic vence Fabricio Werdum por nocaute no UFC 198 (Foto: Giuliano Gomes/PR PRESS)


Além de perder o título do peso-pesado do Ultimate, o "Vai Cavalo" deixou cair uma marca expressiva. Essa foi a primeira vez que um brasileiro não conseguiu defender o título de campeão do UFC lutando no país. Antes do duelo entre Fabricio Werdum e Stipe Miocic, quatro lutas tinham um representante do Brasil como campeão da categoria e todos saíram como vencedores.
Anderson Silva defendeu o título dos médios contra Yushin Okami, no UFC Rio 1, em agosto de 2011. Todos as outras defesas de cinturão foram de José Aldo - duas vezes contra Chad Mendes e outra contra o Zumbi Coreano, todas no Rio de Janeiro. 
Confira os resultados do UFC 198:
UFC 198
14 de maio de 2016, em Curitiba (PR)
CARD PRINCIPAL
Stipe Miocic venceu Fabricio Werdum por nocaute aos 2m47s do R1
Ronaldo Jacaré venceu Vitor Belfort por nocaute técnico aos 4m38s do R1
Cris Cyborg venceu Leslie Smith por nocaute a 1m21s do R1
Mauricio Shogun venceu Corey Anderson por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Bryan Barberena venceu Warlley Alves por decisão unânime (triplo 29-28)
CARD PRELIMINAR
Demian Maia venceu Matt Brown por finalização aos 4m31s do R3
Thiago Marreta venceu Nate Marquardt por nocaute aos 3m39s do R1
Francisco Massaranduba venceu Yancy Medeiros por decisão unânime (29-26, 30-27 e 30-26)
John Lineker venceu Rob Font por decisão unânime (30-27, 29-28 e 30-26)
Rogério Minotouro venceu Patrick Cummins por nocaute técnico aos 4m52s do R1
Serginho Moraes e Luan Chagas empataram (29-28, 28-29 e 28-28)
Renato Moicano venceu Zubaira Tukhugov por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)

Nenhum comentário:

Postar um comentário