segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Gols, dribles e homenagem misteriosa: Ronaldinho volta em grande estilo

Em seu retorno aos campos após dois meses lesionado, camisa 10 do Galo brilha
no empate com o Vitória e mostra que está preparado para o Mundial de Clubes

Por Belo Horizonte
149 comentários
 
Ele voltou. Depois de 73 dias sem entrar em campo em razão de uma lesão na coxa esquerda, Ronaldinho Gaúcho mostrou no empate do Atlético-MG com o Vitória por 2 a 2, neste domingo, no Independência, que está pronto para comandar o Galo no Mundial de Clubes (assista aos lances do jogador no vídeo ao lado). Com dois gols, belos lançamentos e dribles, o craque viveu mais uma tarde especial com a camisa alvinegra e novamente foi ovacionado pelos torcedores: "Eô, eô, Ronaldinho é o terror". Ele comemorou os gols com um coração, sem revelar o nome da homenageada.
Um dos jogadores mais próximos ao camisa 10 no elenco do Atlético, o lateral-direito Marcos Rocha resumiu ao fim da partida a importância do retorno do craque para uma equipe prestes a disputar a maior competição de sua história.
- É o nosso capitão. Dentro de campo, ele ordena nossas jogadas, nos orienta, faz as estratégias para nos posicionarmos. Não só eu como os jogadores mais jovens aprendem muito com ele - afirmou o lateral.

Ronaldinho (Foto: Maurício Paulucci )Craque entra em campo cercado por crianças atleticanas (Foto: Maurício Paulucci )
Ronaldinho entrou em campo cercado por crianças de todas as idades, exatamente às 16h53m (de Brasília). Antes de a bola rolar, ele conversou rapidamente com o árbitro e orientou seus companheiros, além de mexer diversas vezes no cabelo. Quando a torcida gritou o seu nome, ela acenou e gesticlou como se fosse um súdito da multidão. Às 17h03, o camisa 10 deu o pontapé inicial na partida.

Muito participativo, Ronaldinho deu toques de categoria na bola e tentou colocar os companheiros na cara do gol. Falante, orientava os companheiros e pedia a bola a todo momento, ignorando a lesão recente na coxa esquerda. Depois dos dois gols do Vitória no início, o jogador pediu calma à equipe e levou a bola até o meio-campo. Aos 7 minutos, levantou a primeira bola na área, mas nenhum atleticano encontrou seu cruzamento. Na primeira cobrança de falta perigosa, o camisa 10 tentou bater por baixo, mas a finalização parou na barreira.
Ronaldinho comemora gol e faz continência para o presidente Kalil (Foto: Reprodução / Premiere FC)Ronaldinho bate continência para Kalil após o primeiro gol (Foto: Reprodução / Premiere FC)
À exceção de um bom lançamento para Jô e um belo drible no meio-campo, Ronaldinho pouco apareceu no restante da primeira etapa - quando ainda levou um cartão amarelo após cometer falta dura - até os 47 minutos, quando foi derrubado perto da área. "Dali, para ele, é pênalti", gritou um torcedor. A cobrança saiu certeira, no canto do goleiro Wilson, que nada pôde fazer para evitar o gol. Na comemoração, o craque bateu continência para o presidente Alexandre Kalil, agradeceu aos fisioterapeutas que cuidaram de sua lesão e fez corações para uma homenageada misteriosa.
- Quem é sabe - disse ele no intervalo.
Na volta para o segundo tempo, o camisa 10 ouviu o coro da torcida: "Fica, Ronaldinho". Em resposta, acenou e bateu três vezes no coração. Logo no início do segundo tempo, voltou a balançar a rede após passe de Luan, porém o bandeirinha acertou ao assinalar impedimento. O jogador deu um sorriso irônico e seguiu para a partida. Com passe de calcanhar  e bela sequência de dribles, ele ganhou ânimo e abriu largo sorriso após colocar uma bola na cabeça de Gilberto Silva, que cabeceou com perigo. Também houve chapéu no repertório de dribles.

Números de Ronaldinho no
empate com o Vitória:

- 2 gols
- 5 finalizações
- 28 passes certos
- 7 passes errados
- 20 bolas levantadas na área
- 1 falta cometida
- 2 faltas recebidas
- 1 impedimento
- 1 desarme
- 1 cartão amarelo
Quando houve confusão perto da área atleticana, porque os atleticanos reclamaram de falta de fair play dos jogadores do Vitória, Ronaldinho atravessou todo o campo para acalmar seus companheiros. Mesmo vindo de longo tempo de inatividade, ele manteve o pique na reta final e, aos 45 minutos, deu bom passe para Neto Berola sofrer pênalti. Concentrado, recebeu a bola de Alecsandro e bateu no canto esquerdo de Wilson para decretar o empate.

Na comemoração do segundo gol, o camisa 10 novamente bateu continência e acrescentou no repertório um aviãozinho. Ao fim da partida, o coro voltou às arquibancadas do Independência: "Fica, Ronaldinho", e o craque percorreu todo o gramado para agradecer o apoio da massa. Depois, entrou correndo no vestiário, sem conceder entrevista. Na manhã de segunda-feira, a delegação atleticana embarca para o Marrocos, e o jogo deste domingo manda um recado ao Bayern de Munique e aos demais adversários do Galo no Mundial: Ronaldinho está de volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário