segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

De Ronaldo a Mezenga: veja quem estreou nos profissionais aos 16 anos

Fim de semana tem gremista Lincoln conseguindo feito contra União Frederiquense

Por Rio de Janeiro
No sábado, o meia Lincoln foi, aos 16 anos, o jogador mais jovem na estreia do Grêmio no Campeonato Gaúcho, contra o União Frederiguense. E entrou em um grupo seleto, do qual fenômenos como Pelé fazem parte: o de jogadores que, antes mesmo dos 17 anos, já atuam pelos profissionais de seus clubes.

Depois de Pelé, outros nomes conseguiram o feito e tiveram sucesso na carreira, como Ronaldo, Oscar e Diego. Mas no futebol precocidade não é garantia de sucesso, e os casos de Fábio Pinto e Bruno Mezenga são a prova disso. Relembre dez nomes que estrearam nos profissionais aos 16 anos.

Após chamar a atenção do Manchester United aos 15 anos, assinou contrato profissional às pressas e estreou (como titular) pelo Corinthians aos 16 anos e 111 dias, quebrando recorde como jogador mais jovem da história a vestir a camisa do clube. A partida foi no dia 19 de julho de 2003, contra o Guarani. Hoje está no Atlético-MG.
Oscar

Estreou aos 16 anos e 352 dias pelo São Paulo, contra o Atlético-PR, pela Copa Sul-Americana de 2008. Foi titular no empate por 1 a 1 no tempo normal e perdeu sua cobrança na disputa por pênaltis, vencida pelos paranaenses por 4 a 3. Atua pelo Chelsea atualmente.
Ronaldo

No dia 25 de maio de 1993, Ronaldo, um então desconhecido de 16 anos e 245 dias, fazia seu debute pelo Cruzeiro. O time era comandado pelo técnico Pinheiro, que deu chances a reservas e juniores em um jogo que valia pouca coisa no Mineiro, contra a Caldense. Aposentou-se em 2011.
Zé Elias

O volante quase foi dispensado dos juvenis do Corinthians, mas de uma hora para outra caiu nas graças do então técnico Mário Sérgio. Estreou nos profissionais no dia 7 de setembro de 1993, aos 16 anos e 347 dias, como titular em jogo contra o Cruzeiro, válido pelo Brasileirão. Pendurou as chuteiras em 2009.
Bruno Mezenga
Bruno Mezenga Flamengo 2005 (Foto: Marcos D'Paula / Agência Estado)Bruno Mezenga estreou em 2005 pelo Flamengo (Foto: Marcos D'Paula / Agência Estado)
Fenômeno na base do Flamengo, Bruno Mezenga chamou rapidamente a atenção dos profissionais. Estreou aos 16 anos e 277 dias, em 22 de maio de 2005, entrando no lugar do lateral China. A partida, contra o São Caetano, valia pelo Brasileirão e terminou com a vitória do Azlulão por 1 a 0. Mezenga só faria o primeiro gol pelo Rubro-Negra em jogos oficiais em 2010. Hoje joga no futebol turco.
Diego

O meia que fez história no Santos ao conquistar o Brasileirão sob o comando do técnico Leão estreou no clube aos 16 anos e 327 dias. Substituiu Eduardo Marques na vitória do Peixe por 3 a 0 sobre o America-RJ, pelo Torneio Rio-São Paulo, no dia 20 de janeiro de 2002. No mesmo ano, virou titular e um dos destaques do time campeão brasileiro. Joga pelo Fenerbahçe, da Turquia.
Anderson

O meia que se eternizou como herói gremista na Batalha dos Aflitos, em 2005, contra o Náutico, estreou como profissional aos 16 anos e 194 dias. O jogo? Um Gre-Nal, no Olímpico, vencido pelo Internacional por 3 a 1, no dia 23 de outubro de 2004. Anderson, de falta, fez o gol de honra do Tricolor. O jogador estava no Manchester United e está se transferindo para o Internacional.
gabriel

Gabigol, como é chamado, já foi tratado como o sucessor de Neymar no Santos. Com esse cartaz, subiu aos profissionais e estreou no dia 26 de maio de 2013, entrando no segundo tempo do empate sem gols com o Flamengo no Brasileirão, na despedida do jovem Neymar, que estava se transferindo para o Barcelona. Tinha 16 anos e 269 dias de vida. Atualmente, aos 18, segue firme nos profissionais e disputa o Sul-Americano Sub-20 pela seleção brasileira.
Marcelinho
Marcelinho Grêmio 2003 (Foto: Neco Varella / Agência Estado)Marcelinho, com muita velocidade, gerou expectativa quando subiu para os profissionais (Foto: Neco Varella / Agência Estado)

Atacante de velocidade, Marcelinho estreou pelo Grêmio entrando no lugar de Claudio Pitbull, durante o segundo tempo de um jogo contra o São Paulo em 2003, no dia 27 de setembro, pelo Brasileirão. Tinha 16 anos e 261 dias, e o feito gerou muita expectativa de que se firmasse no profissional. Não conseguiu. Atualmente, aos 28 anos, defende o Costa Rica, de Mato Grosso do Sul.
Fábio Pinto

Em 1997, Fábio Pinto chegou a ofuscar Ronaldinho Gaúcho em alguns momentos do Mundial Sub-17 vencido pelo Brasil. E a estreia dele nos profissionais do Colorado foi aos 16 anos e 284 dias, no dia 20 de julho daquele ano. O Inter empatou por 2 a 2 com o União São João, em partida válida pelo Brasileiro. Encerrou a carreira aos 30 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário