quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Americanos simulam clima, umidade e temperatura do Rio em CT olímpico

De olho na adaptação ao Rio de Janeiro, Centro de Treinamento de Colorado Springs tem espaço ultramoderno que permite "copiar" condições vistas na sede olímpica

Por Direto de Colorado Springs, EUA
CT de Colorado Springs sala de altitude Olimpíadas (Foto: Divulgação)"Sala de altitude" simula clima encontrado no Rio de Janeiro para os americanos (Foto: Divulgação)
Mais de 9.300km separam Colorado Springs do Rio de Janeiro. Mas para os atletas dos Estados Unidos se sentirem na sede das Olimpíadas de 2016, basta eles entrarem em uma ultramoderna sala do Centro de Treinamento da cidade. O espaço de 200 metros quadrados, que deve crescer até o fim deste ano, tem uma tecnologia de ponta que permite que ele seja climatizado com a temperatura, a umidade do ar, o vento e até a pressão atmosférica da capital carioca. Tudo isso para que os desportistas americanos possam vivenciar exatamente o que vão encarar na Cidade Maravilhosa na busca pelo topo do quadro de medalhas.
O custo da estrutura que tem mais cara de Nasa, a agência espacial americana, não foi revelado pela direção do Comitê Olímpico dos Estados Unidos. Mas a sala de altitude faz parte do pacote de US$ 42,3 milhões (R$ 147 milhões) investidos neste ano no CT de Colorado Springs.
- É algo único em termos de preparação de atletas olímpicos e temos o prazer de oferecer para os nossos atletas. Basta ver através de serviços de meteorologia como está o clima no Rio de Janeiro, ou em qualquer lugar do mundo, e programar tudo neste espaço - explicou o diretor do CT de Colorado Springs, Aron McGuire.
CT de Colorado Springs sala de altitude Olimpíadas (Foto: David Abramvezt)Além de esteiras e bicicletas, atletas podem relaxar no espaço que simula clima do Rio (Foto: David Abramvezt)
Além de esteiras e bicicletas ergométricas, o espaço ultramoderno conta também com uma pequena área de relaxamento. A novidade está bastante concorrida. Mas quando a reportagem do GloboEsporte.com visitou o local, ele estava vazio, em processo de limpeza.
- Não há no mundo um espaço como esse. A ideia é que ele seja maior e possa atender a um maior número de atletas. Os atletas vão chegar no Rio já com uma ótima ideia de como será o clima por lá - completou McGuire, uma espécie de governador do maior dos três centros de treinamentos do Comitê Olímpico dos Estados Unidos espalhados pelo país - os outros dois ficam em Chula Vista, na Califórnia, e Lake Placid, na região de Nova York.
De acordo com o diretor do CT de Colorado Springs, só falta simular o calor do povo brasileiro, que vai lotar as arenas do Rio durante as Olimpíadas de 2016.
- O brasileiro é um povo que ama o esporte e é muito amigável. Esperamos que os brasileiros possam torcer também pelos atletas americanos, quando eles não tiverem em duelos contra o time brasileiro.
CT de Colorado Springs diretor Aron McGuire Olimpíadas (Foto: David Abramvezt)Diretor do CT de Colorado Springs, Aron McGuire é uma espécie de governador do complexo (Foto: David Abramvezt)

Nenhum comentário:

Postar um comentário