terça-feira, 13 de agosto de 2013

Achei! Ewerthon relembra Chechênia e quer mostrar juventude aos 32 anos

Desempregado, ex-atacante de Corinthians e Palmeiras diz que chances não aparecem por acharem que é mais velho do que é: 'Ainda estou um garoto'

Por Leandro Canônico São Paulo
94 comentários
Você já viu treinador bater na cara de jogador? Ewerthon viu. Você já viu presidente de clube entrando em campo para mudar a equipe? Ewerthon viu. Você já viu um time treinado com pessoas armadas e portando até espadas à beira do campo? Ewerthon viu. Aos 32 anos e desempregado desde novembro do ano passado, o ex-atacante de Corinthians e Palmeiras tem muita história para contar.
Muito embora tenham sido apenas sete meses no Terek Grozny, da Chechênia, de julho de 2011 a janeiro de 2012, o jogador viu coisas inéditas por lá.
- Eu tinha acabado de sair do Palmeiras quando tive a oportunidade de ir para a Chechênia. Foi uma experiência incrível pelo lado humano. Toda experiência é válida. Vi muitas coisas que jamais tinha visto na minha carreira toda - explicou.
Ewerthon diz não ter sofrido nenhum tipo de preconceito na Chechênia, república da Federação Russa que vive em conflito separatista. Mas foi lá que presenciou agressão de treinador a atleta (que não revidou), intervenções políticas do presidente no campo e muitas armas de perto.

- Eu vi treinador bater no rosto de jogador por desentendimento, presidente mandando parar o treino para colocar quem ele queria, dirigente entrando em campo para bater bola durante a atividade. Tinha cara armado em volta do gramado também. Até com espadas alguns andavam.
ewerthon borussia dortmund (Foto: Getty Images)No Borussia Dortmund, Ewerthon viveu boa fase e sagrou-se campeão alemão (Foto: Getty Images)
Formado nas categorias de base do Corinthians, onde foi bicampeão brasileiro (1998 e 1999), bicampeão paulista (1999 e 2001) e campeão do mundo (2000), Ewerthon tem história significativa no futebol europeu. Na Alemanha, ele passou por Borussia Dortmund, onde foi campeão nacional, e Stuttgart.
Já na Espanha, o atacante jogou no Real Zaragoza e no Espanyol. Também fora do Brasil, passou pelo Al Ahli, do Catar. Seu último clube foi o América-MG.
- Ainda é cedo para eu parar. Acabei de fazer 32 anos e tenho, pelo menos, mais uns quatro anos de futebol em alto nível. O problema é que, como surgi muito cedo e logo fui para a Europa, as pessoas acham que sou mais velho. Só que não sou, não, ainda estou um garoto.
Para manter a forma, Ewerthon tem ido todos os dias a uma academia em São Paulo. E, para não perder o ritmo de jogo, tem participado de algumas peladas.
ewerthon etoo ronaldinho gaucho barcelona x real zaragoza (Foto: Getty Images)No Zaragoza, o jogador enfrentou astros do Barça como Eto'o e Ronaldinho Gaúcho (Foto: Getty Images)
- Minha cabeça está tranquila. Tenho uma família muito presente e que está comigo sempre. É claro que já tenho coisas paralelas ao futebol, algumas até mais avançadas, mas isso ainda não é a minha prioridade. Quero continuar como jogador, porque ainda tenho muita lenha para queimar.
Mesmo depois desses meses de desemprego, Ewerthon não quer pensar em aposentadoria. Segundo ele, os clubes vão precisar contratar.
- Tem muito time no Brasil mesmo que vai precisar montar elenco, reforçar... Eu estou Eesperando uma boa oportunidade.
Ewerthon, atacante do América-MG (Foto: Reprodução / site oficial AFC)Em 2012, Ewerthon, de volta ao Brasil, vestiu a camisa do América-MG (Foto: Reprodução / site oficial AFC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário