terça-feira, 13 de agosto de 2013

Cirurgia no pé é descartada, e Jade renova esperança de ir ao Mundial

Após consultar médico indicado pelo COB, opção é por tratamento conservador; ginasta é inscrita pela CBG, mas participação ainda não é certa

Por Danielle Rocha Rio de Janeiro
30 comentários
Jade Barbosa treinamento (Foto: Amanda Kestelman)Jade corre contra o tempo para disputar Mundial
(Foto: Amanda Kestelman)
No mês passado, as dúvidas tomaram conta de Jade Barbosa. Uma queda durante a execução de um salto num treino em Curitiba levou a ginasta às lágrimas. O primeiro diagnóstico tinha apontado uma ruptura no ligamento do pé direito, com necessidade de uma cirurgia que a tiraria do Mundial da Bélgica. Mas ela resolveu ouvir uma segunda opinião antes de tomar a decisão. Após consulta com um especialista indicado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e dos exames realizados com apoio da entidade, a esperança foi renovada. A opção foi por um tratamento conservador. Diante da notícia, Georgette Vidor, coordenadora da seleção feminina, fez a inscrição de Jade no Mundial, que será disputado de 30 de setembro a 6 de outubro, para não perder o prazo.
- Ela não vai operar. Foram pedidas três semanas para saber como irá reagir. Ela já entrou na segunda, segue sem poder oscilar o pé e vai fazer fisioterapia. Nos falamos por telefone depois do exame que fez aqui no Rio, e ela estava muito animada. Ontem, nós na CBG, tínhamos que tomar a decisão final de inscrevê-la ou não. Resolvemos que sim e agora vamos esperar para ver se vai se recuperar. Ela é forte e de repente nos surpreende. Queremos que isso aconteça, porque ela estava muito focada antes de se machucar e ficou muito triste depois - disse Georgette.
A equipe brasileira deixa o Brasil no dia 23 de setembro. De acordo com a dirigente, até o fim de agosto será possível ter noção se Jade poderá treinar normalmente ou não.
- Não adianta levar para queimá-la ou machucá-la. Na semana que vem ela já deve começar a preparação física, e aí vamos ficar sabendo se vai conseguir iniciar os treinamentos. Se não começar, ficará com pouco tempo para treinar. Temos que esperar para definir se faremos o corte ou não.
Antes da lesão, Jade era considerada por Georgette Vidor como esperança de medalha do Brasil no Mundial.
- Sempre apostei nela, e este ano eu só tenho elogios a fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário