terça-feira, 24 de março de 2015

Em Rondônia, Cyborg surpreende ao falar de Ronda: "uma atleta completa"

Campeã mundial do Invicta FC ministrou um seminário em Porto Velho e em meio ao treino falou da campeã no Ultimate, nova categoria e defesa de cinturão pelo Invicta

Por Porto Velho
Cris Cyborg (Foto: Renato Pereira)Cris Cyborg, campeã do Invicta FC (Foto: Renato Pereira)



Foram apenas dois dias em Porto Velho, mas o período foi suficiente para que Cris Cyborg, atual campeã peso-pena do Invicta FC, passasse algumas técnicas aos novos lutadores rondonienses e, claro, criasse polêmica. Ao todo, 100 sortudos receberam as instruções da brasileira que deve, em breve, lutar contra a americana e campeã dos pesos-galos do UFC, Ronda Rousey. Mas nesse confronto, que ainda não tem data para acontecer, ela garante que quer bem mais que o cinturão da loira. 
- Não quero seu cinturão, quero sua alma - disse a lutadora em entrevista concedida recentemente. 
Mas, para chegar lá, Cris precisa enfrentar um desafio pessoal: baixar o peso de 65kg para 61kg e atingir o limite da categoria de Ronda. Fácil ela garante que não é, mas acredita também que nada é impossível. 
- Tenho contrato na minha categoria e a gente está estudando com o acompanhamento da minha nutricionista pra ver a possibilidade de baixar de peso, mas acredito que ainda vai ter um acordo para que essa luta aconteça. São duas campeãs no octógono - explica a lutadora, que deve fazer um confronto na nova categoria ainda pelo Invicta antes de negociar um contrato com o Ultimate. 
Cris Cyborg (Foto: Renato Pereira)Cris disse que quer luta contra Ronda Rousey, sua maior rival (Foto: Renato Pereira)
Quanto à preparação, a expressão é de confiança. Cris garante que o judô não tem sido uma preocupação e que apesar de essa ser a especialidade de Ronda, quem Cyborg considera uma atleta completa, ela explica que os treinos não podem ser específicos justamente por se tratar de um duelo no MMA. A brasileira ainda explica o por quê da declaração polêmica contra a rival. 
- Na verdade nós vamos lutar MMA. Ela é muito boa no judô, mas penso que seja uma atleta completa, porque no MMA tem que ser assim em tudo e com certeza vou trabalhar para o jogo dela, como ela também vai no meu jogo e vamos ver o que vai acontecer. Sobre a minha declaração, quem é lutador sabe que é como uma gíria que significa "fugir o espírito". Quando você entra na luta e bate em alguém, é a mesma coisa quando você vai testar um aluno: tem que puxar um treino duro e você só vai saber se ele gosta mesmo disso na hora que estiver levando um atraso. Quando ele tiver levando um atraso, vamos saber se ele vai fugir ou se ele é guerreiro mesmo. Então é neste sentido que eu disse de roubar a sua alma.
Cris Cyborg cinturão Invicta (Foto: Evelyn Rodrigues)Cris Cyborg é detentora do cinturão do Invicta (Foto: Evelyn Rodrigues)
Ronda tem um cartel impecável de 11 vitórias em 11 lutas (duas por nocaute e nove por finalização), já a brasileira fica atrás por apenas uma derrota, com 12 lutas realizadas (foram nove nocautes e duas por decisão do júri), mas esse número não a assusta - pelo menos é o que ela garante. 
- Acredito que é uma luta que todo mundo quer ver, quer assistir, e eu também quero muito fazer. Eu não ligo para o cinturão. Ela está invicta há um tempo e eu estou invicta há um tempo... Acho que podemos casar esse confronto e fazer um grande espetáculo e para todas as mulheres do MMA. Com certeza essa luta vai acontecer, independente de peso, pois não acredito que vá ser um problema. É só esperar e continuar treinando intensamente como eu sempre fiz. Minha estratégia é nocauteá-la. Não tem segredo nenhum. Todo mundo que sabe como eu trabalho, sabe como é o meu jogo e sabe que o meu estilo vai ser sempre o mesmo. 
A última luta de Cris Cyborg pelo Invicta FC foi há duas semanas contra a canadense Charmaine Tweet. A brasileira venceu por nocaute ainda no primeiro round e continuou com o cinturão. O novo desafio está marcado para o dia 10 de julho e, quanto a isso, a lutadora é só confiança. 
- Fazia um ano e meio que não lutava por não ter evento anualmente e dessa vez defendi o cinturão contra a canadense. Graças a Deus consegui o nocaute e agora faço mais uma defesa em julho. Acredito que além dessa eu terei mais um desafio, mas eu não sei ainda quem devo enfrentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário