terça-feira, 24 de março de 2015

Thiago Silva e Miranda: oito anos e 111 jogos depois, enfim dupla fará estreia

Zagueiros debutaram na Seleção na mesma lista, com Dunga, em 2007, mas apenas nesta quinta-feira, contra a França, eles formarão dupla de zaga pela primeira vez

Por Paris, França
Miranda marca Neymar em treino da seleção brasileira (Foto: Bruno Domingos / Mowa Sports)Miranda marca Neymar em treino da seleção brasileira (Foto: Bruno Domingos / Mowa Sports)
Agosto de 2007. Os cortes de Luisão e Lúcio abrem duas vagas na seleção brasileira convocada para enfrentar a Argélia, em amistoso. O técnico Dunga resolve dar chance a dois novatos: Thiago Silva e Miranda.
Março de 2015. Os cortes de David Luiz e Marquinhos abrem duas vagas na seleção brasileira convocada para enfrentar França e Chile, em amistosos. Fica claro, então, que a dupla titular será formada pelos outros zagueiros: Thiago Silva e Miranda.
Quase oito anos e 111 jogos da Seleção depois, finalmente, os dois vão atuar lado a lado. A partida desta quinta-feira, contra os donos da casa, em Paris, será a primeira de Thiago e Miranda juntos. A trajetória deles na equipe nacional, apesar de terem debutado na mesma lista, é marcada por desencontros.
Enquanto Thiago se firmou e disputou duas Copas do Mundo, a última como capitão, Miranda precisou esperar o retorno de Dunga para ter sequência de jogos. Em 2010, ele ficou fora do Mundial depois de ser campeão da Copa das Confederações, perdendo a vaga justamente para o atual companheiro. Depois, foi ignorado por Mano Menezes e Luiz Felipe Scolari, mesmo atuando em alto nível no Atlético de Madrid.
– É muito diferente. Naquela época, nós estávamos começando na Seleção. Hoje somos veteranos, o Thiago é um jogador muito experiente, um dos melhores da atualidade. Esperamos fazer um grande jogo e ajudar a Seleção a vencer – afirmou Miranda. 
Miranda e Thiago Silva, seleção 2007 (Foto: CBF)Miranda e Thiago Silva em suas primeiras convocações para a Seleção, em 2007 (Foto: CBF)
Nessa lacuna de quase oito anos, eles tiveram diversos companheiros: Lúcio, Juan, Luisão, Dante, Marquinhos, Gil... E da mesma forma que se beneficiaram de cortes para serem convocados em 2007, é também um corte o responsável pela formação da dupla inédita em 2015. Se David Luiz não tivesse se machucado, muito provavelmente seria titular. Thiago e Miranda disputariam a outra vaga.
No geral, Thiago Silva tem 40 jogos a mais que o parceiro pela Seleção (53 a 13). Mas, levando-se em conta apenas a segunda passagem de Dunga, que teve início depois da Copa do Mundo do ano passado, Miranda leva vantagem. Foi titular nas seis partidas até agora e só saiu quando se machucou diante da Áustria. Quem entrou? Thiago Silva, em sua única participação.
No treino desta terça-feira, Thiago permaneceu do lado direito da zaga e Miranda, que atuou por ali na maioria das partidas com Dunga, foi deslocado para a esquerda. Nenhum problema. Foi por esse setor que ele conquistou três títulos brasileiros consecutivos pelo São Paulo, entre 2006 e 2008. Está mais do que habituado à posição.
Pelos companheiros, embora Neymar seja o capitão dessa nova era da Seleção, os zagueiros também são visto como líderes. Espontaneamente, eles costumam citar Thiago Silva e Miranda como atletas de forte influência nos treinos e jogos. Ou seja, uma dupla que tem muito em comum e terá de se mostrar afiada dentro de campo, diante de franceses e chilenos.
Thiago Silva em treino da seleção brasileira (Foto: Bruno Domingos / Mowa Sports)Thiago Silva afasta de cabeça em treino da Seleção. Quinta, ele volta ao time titular (Foto: Bruno Domingos / Mowa Sports)

Nenhum comentário:

Postar um comentário