terça-feira, 24 de março de 2015

Shogun diz não sentir pressão por vitória pois já é "realizado na carreira"

Meio-pesado enfrenta Rogério Minotouro no UFC 190, afirma ter se sentido ansioso antes de derrota contra Ovince St. Preux e aposta que próximo duelo será emocionante

Por Rio de Janeiro
Em 2005, Maurício Shogun e Rogério Minotouro fizeram história com um duelo que ficou marcado para os fãs das artes marciais. O paranaense saiu vitorioso por decisão unânime em um combate emocionante, que foi eleito o melhor daquele ano. Na ocasião, ambos vinham de grandes vitórias no evento. Dez anos depois, o Ultimate marcou a revanche entre eles para o dia 1º de agosto, no UFC 190, no Rio de Janeiro. Entretanto, o cenário é bem diferente na carreira dos lutadores. Minotouro tem convivido com lesões e sofreu revés em apenas 44 segundos em sua última atuação, contra Anthony Johnson. A situação de Shogun é ainda pior, com quatro derrotas nos últimos cinco duelos, sendo a última em 34 segundos, contra Ovince St. Preux, lutando em Uberlândia-MG.  Na HSBC Arena, eles terão a chance de se recuperar e tentar iniciar um novo momento dentro da organização. O confronto foi casado após a participação deles no TUF Brasil 4, que começa dia 5 de abril e teve Rogério como treinador assistente do time de Rodrigo Minotauro, enquanto Maurício liderou a outra equipe.
Rogério Minotouro e Maurício Shogun (Foto: Raphael Marinho)Rogério Minotouro e Maurício Shogun se encontraram na Team Nogueira, nesta segunda-feira (Foto: Raphael Marinho)
Apesar dos resultados negativos recentes, Maurício Shogun garante: não se sente pressionado por ter que vencer. A sinceridade do atleta impressiona ao dizer que isso é pelo fato de já ter realizado tudo em sua carreira. De fato o currículo impressiona com os cinturões do Pride e do UFC. E o próprio lutador revela que a motivação para uma "luta normal" pode não ser mais a mesma.
- Sou um cara que se parar de lutar hoje, já estou realizado na minha carreira. Eu tenho obrigação de dar meu melhor. (...) Meu objetivo é dar meu melhor na luta, não é vencer. Isso talvez torne um pouco mais cômodo, mas é uma coisa que eu não queria. Você realizando teus grandes sonhos, talvez não tenha motivação numa luta normal, mas eu batalho muito por isso. Eu treino duro e busco motivações para treinar duro - afirmou, em entrevista exclusiva aoCombate.com, que foi concedida nesta segunda-feira, justamente na academia de seu próximo rival, a Team Nogueira.
Enfrentar Minotouro mais uma vez pode ser uma motivação para Shogun pela repercussão que o primeiro encontro entre eles teve. Na opinião do ex-campeão do Pride e UFC, a revanche pode ser "tão emocionante ou mais" do que a luta de 2005.
Mauricio Shogun (Foto: Raphael Marinho)Shogun acredita que revanche com Minotouro pode ser tão emocionante quanto a primeira luta (Foto: Raphael Marinho)
Maurício ainda comentou a sua última derrota. Na opinião dele, a mudança de adversário pouco tempo antes do combate, já que enfrentaria Jimi Manuwa inicialmente e acabou lutando contra Ovince St. Preux, e o anúncio de que seria treinador na quarta temporada do TUF Brasil, poucos dias antes de pisar no octógono, acabaram lhe deixando ansioso e atrapalhando seu rendimento.
- Treinei bem, estava bem pra caramba, mas ansioso. A ansiedade foi fruto do nervosismo. Eu estava nervoso, talvez pela mudança do adversário em cima da hora, teve o TUF em cima, tudo isso me deixou um pouco nervoso e ansioso - declarou.
CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA
Combate.com: Enfrentar o Rogério Minotouro significa que você realmente optou por seguir no peso-meio-pesado ou é algo que ainda pode mudar para os combates seguintes?
Maurício Shogun: Esse negócio de categoria deixo nas mãos da minha equipe. O que eles decidirem, assino embaixo. Essa luta vai ser no peso até 93kg e a próxima não sei. Estou 100% focado nessa luta e depois vejo com a minha equipe o que faço. Ainda não tem nada decidido.
Você vai entrar na próxima luta em uma situação que não é comum na sua carreira, são quatro derrotas nas últimas cinco lutas. Talvez seja o momento mais complicado que você já passou como lutador. Se sente pressionado para vencer?
Não tenho essa pressão. Sou um cara que se parar de lutar hoje, já estou realizado na minha carreira. Eu tenho obrigação de dar meu melhor. Hoje luto pela minha família, pelo UFC, por meus fãs e sei que quem gosta de mim, está do meu lado. Que se vencer ou perder estará comigo. Meu objetivo é dar meu melhor na luta, não é vencer.
 Tenho uma boa performance treinando, vejo que tenho bons reflexos, então quero lutar mais três, quatro anos, mas se ver que meu corpo não responde igual, eu paro. Assim que ver que não tenho mais a mesma resposta do meu corpo, da minha mente, vou parar de lutar
Maurício Shogun
 Como você disse, você já está realizado na carreira de lutador. Isso te faz se sentir acomodado ou ainda sente a mesma motivação de lutar que você tinha no Pride e antes de ser campeão do UFC?
Realmente isso talvez torne um pouco mais cômodo, mas é uma coisa que eu não queria. Você realizando teus grandes sonhos, talvez não tenha motivação numa luta normal, mas eu batalho muito por isso. Eu treino duro e busco motivações para treinar duro. Já conquistei meus maiores sonhos na luta, mas tenho outros para realizar ainda.
Onde você busca essa motivação e o que ainda pensa em realizar no MMA?
Busco a motivação nos meus fãs, na equipe, no UFC... Tenho um relacionamento muito bom com o UFC e isso é uma das minhas maiores motivações e meus fãs também, que são meu combustível e alimentam minha vontade de vencer. Encaro cada luta como um sonho e tenho o sonho de vencer sempre a próxima luta.
Você ainda tem só 33 anos. Pensa em lutar por mais quanto tempo?
Não sei, mas quero lutar até ver que meu corpo não responde como antes. Tenho uma boa performance treinando, vejo que tenho bons reflexos, então quero lutar mais três, quatro anos, mas se ver que meu corpo não responde igual, eu paro. Assim que ver que não tenho mais a mesma resposta do meu corpo, da minha mente, vou parar de lutar.
Mauricio "Shogun" Rua x Ovince "OSP" Saint Preux (Foto: Jason Silva)Em sua última luta, Shogun foi nocauteado por St. Preux em 34 segnudos (Foto: Jason Silva)
O resultado da próxima luta pode interferir nessa decisão?
Resultado é uma coisa que alguém tem que ganhar. Luta é um esporte individual, um cara contra o outro e alguém tem que ganhar. Me sinto bem treinando, treino bem e vou parar quando ver que não estou tendo o mesmo desempenho nos treinos e na luta, mas não penso nisso agora. A derrota faz parte e a gente tem que saber crescer com as derrotas.
O que aconteceu na sua última luta, contra o Ovince St. Preux? Seu treinador, Eduardo Alonso, disse que foi a melhor preparação que você fez nas últimas três lutas. Na semana da luta, o Demian Maia também elogiou bastante sua performance nos treinos. Acha que o fato de ter sido anunciado como treinador do TUF Brasil 4 pode ter te afetado para lutar?
Na última luta eu estava bem preparado, me sentindo bem, mas me senti um pouco nervoso e ansioso. Essa ansiedade me atrapalhou muito, me fez ir com muita sede ao pote e aconteceu o que aconteceu. Mas não é desculpa, não tiro os méritos do meu adversário. É uma coisa que vou ter que corrigir e melhorar. Acho que fui muito ansioso e esse foi meu erro na luta. Treinei bem, estava bem pra caramba, mas ansioso. A ansiedade foi fruto do nervosismo. Eu estava nervoso, talvez pela mudança do adversário em cima da hora, teve o TUF em cima, tudo isso me deixou um pouco nervoso e ansioso.
Falando de seu próximo adversário, como avalia o momento atual do Rogério Minotouro?

O Rogério é um cara duro, eclético, bom em pé e no chão, perdeu para um cara muito bom na última luta, o Anthony Johnson, e MMA é assim mesmo, imprevisível. Se a mão entrar, qualquer um pode vencer. Mas o respeito muito como lutador, guerreiro, batalhador e tenho certeza que será grande luta
Minotouro e Shogun UFC (Foto: Editoria de Arte)Minotouro e Shogun estão escalados para o UFC 190, no Rio de Janeiro, 1º de agosto (Foto: Editoria de Arte)
Em 2005 o confronto de vocês foi o eleito o melhor do ano. Acha possível que vocês, 10 anos depois, façam uma luta no mesmo nível?
Acho que sim, porque eu e ele temos uma personalidade como lutador, nós gostamos de trocar em pé, então agrada os fãs. Acho que pode ser tão emocionante ou mais do que em 2005.
O que considera que mudou em vocês de lá pra cá?
Hoje se passaram 10 anos. mudou muita coisa na gente, mas acho que ele continua com o boxe como ponto forte. Ele é um atleta que luta com o boxe e o jiu-jítsu de carro-chefe. O meu é o muay thai, vou buscar a luta em pé. É difícil o atleta mudar muita coisa. O esporte sim mudou muito, evoluiu.
UFC 190
1 de agosto, no Rio de Janeiro
CARD DO EVENTO (até agora):
Peso-galo: Ronda Rousey x Bethe Correia
Peso-meio-pesado: Rogério Minotouro x Mauricio Shogun

Nenhum comentário:

Postar um comentário