terça-feira, 24 de março de 2015

Há sete anos na Itália, Maicon diz que recusou Azzurra por chance no Brasil

Lateral-direito da seleção olímpica atua no Livorno e revela que foi chamado várias vezes pelos italianos, mas preferiu esperar: "Foi difícil, mas foi certa a decisão"

Por Vitória, Espírito Santo
Maicon Seleção Brasileira de base (Foto: Felipe Schmidt)Maicon ainda vê assédio a jogadores brasileiros por países europeus (Foto: Felipe Schmidt)
Há sete anos na Itália, Maicon nunca quis saber da chance de defender a Azzurra. Chances não faltaram para o lateral-direito do Livorno, ele garante. A espera deu certo: o jogador foi convocado pelo técnico Alexandre Gallo para a seleção brasileira olímpica que vai enfrentar Paraguai e México na sexta-feira e no domingo, respectivamente, na preparação para os Jogos de 2016, no Rio de Janeiro. Sinal de que a decisão do atleta foi a correta.
- Já fui chamado várias vezes para defender a Itália, mas meu objetivo sempre foi o de defender a seleção brasileira. Era meu sonho, como o de todos os meninos que sonham em jogar futebol. Então, nada mais justo que esperar por isso. Se optasse pela Itália, não me sentiria completamente em casa. Foi difícil, mas foi certa a decisão – contou o lateral.
Maicon é resultado do processo de mapeamento feito por Gallo na Europa, buscando atletas com idade olímpica e dupla nacionalidade que poderiam optar por outro país. Amigo do lateral, o zagueiro Rodrigo Ely, outro convocado, já teve passagem pela base italiana, mas também optou pelo Brasil. Do outro lado, a Azzurra não ficou muito feliz com a história.
- Foi um pouco complicado (risos). Mas acontece. Faz parte – completou Maicon.
Por outro lado, o atacante Eder, do Sampdoria, foi convocado por Antonio Conte para defender a Itália. O brasileiro fez toda sua carreira no país e é um exemplo de que, por mais que haja o esforço, sempre haverá baixas. Para Maicon, isso é fruto do assédio que os brasileiros ainda têm na Europa.
- Acontece, sim (o assédio). Mas, antes, acredito que era mais frequente este tipo de situação. Atualmente a tecnologia permite você acompanhar o jogador mesmo estando distante, tem as estatísticas também. Mas ainda existe esse assédio. O Eder é meu amigo, estava se destacando, não foi chamado pela Seleção, recebeu o convite e optou por defender a Itália. Espero que no futuro isso acabe, para que os jovens tenham a oportunidade de mostrar seu valor.
Maicon, Rodrigo Ely e Felipe Gedoz seleção Brasil sub21 (Foto: Felipe Schimidt)Maicon e Rodrigo Ely com a seleção olímpica em novembro de 2014: dupla atua na Itália (Foto: Divulgação)
Esta é a segunda oportunidade de Maicon na seleção olímpica. Antes, ele foi convocado para um torneio amistoso na China, em novembro do ano passado. Apesar da experiência europeia, acredita que a disputa por posição será equilibrada.
- A responsabilidade é igual para todos. Será difícil para todos. Todos os meninos daqui têm a mesma experiência e dificuldade que eu. Importante é quando entrar dentro de campo mostrar personalidade e fazer o melhor – completou.
A seleção olímpica do Brasil enfrenta o Paraguai sub-23 nesta sexta-feira, às 21h30 (de Brasília), no estádio Kléber Andrade, em Vitória no Espírito Santo. Depois, encara o time olímpico do México no domingo, às 17h, em São Luís, no Maranhão. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real as duas partidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário