terça-feira, 24 de março de 2015

Maracanã acumula histórico de alagamentos: relembre outros casos

Chuva já adiou Flamengo x Vasco no passado e foi protagonista em outros clássicos

Por Rio de Janeiro

A imagem do gramado do Maracanã alagado no clássico deste domingo entre Flamengo e Vasco não é exatamente inédita (veja no vídeo acima). No passar dos anos, foram diversas as ocasiões em que o sistema de escoamento do campo não suportou as fortes chuvas que caíram no Rio de Janeiro, e o campo virou uma espécie de piscina. Recentemente, no dia 6 de abril de 2010, o próprio Fla teve uma partida, contra a Universidad de Chile, pela Libertadores, adiada em razão do estado do gramado e da água acumulada nos vestiários
O problema recorrente está no tipo de terreno onde o Maracanã está localizado: originalmente um mangue, a área encontra-se abaixo do nível do mar. O problema vai além das arquibancadas, nos arredores do estádio. Tanto é que, na tentativa de acabar com as enchentes naquela área, a prefeitura do Rio de Janeiro construiu "piscinões" na região para acumular a água em dias de chuva. Um problema que vem se arrastando ao longo dos anos. Veja abaixo outras partidas prejudicadas pelas tempestades na cidade.
Flamengo 2 x 2 Universidad de Chile - Libertadores de 2010
Antes de ser fechado para as obras de reforma da Copa do Mundo (e com o sistema de drenagem antigo), o verde pouco ficou aparente diante do lago que se formou no gramado. Os vestiários e áreas internas também ficaram alagadas. Por conta do aguaçal, a partida foi adiada na noite anterior ao duelo e remarcada para dois dias depois, quando os clubes empatariam em 2 a 2.
Fluminense 0 x 2 Paraná - Copa do Brasil de 1998
Em uma "versão" anterior do Maracanã, antes de o gramado ser rebaixado, o Fluminense foi derrotado pelo Paraná por 2 a 0, diante de 302 corajosos que encararam o temporal para assistir ao jogo. Além das poças que deixaram o campo castigado, os túneis de acesso ao vestiário também estavam cobertos de água, fazendo com que o técnico do time paranaense, Cláudio Duarte, deixasse a área do gramado descalço. 
Fluminense 2 x 1 São Paulo - Torneio Rio-São Paulo de 1998
Uma semana antes de ser eliminado da Copa do Brasil dentro de casa, o Fluminense encarou outra vez a chuva e, consequentemente, um gramado castigado no Maracanã. A diferença foi que o Tricolor se saiu vitorioso naquele 11 de fevereiro, ao bater o São Paulo por 2 a 1.
Vasco 2 x 1 Flamengo - Campeonato Carioca de 1989
A chuva caiu forte no Rio de Janeiro em 1989, prejudicando algumas partidas do Estadual no Maracanã. Uma delas foi novamente um Flamengo x Vasco. A partida, inicialmente marcada para um domingo, teve que ser adiada em razão de uma tempestade que atingiu a cidade. Em uma noite de segunda-feira, o Cruz-Maltino derrotou o maior rival por 2 a 1 e, com o resultado, deu ao Botafogo o título da Taça Rio. Assim, o Alvinegro seguiria para a decisão justamente contra o Flamengo e quebraria o jejum de 21 sem conquistas.

Botafogo 3 x 3 Flamengo - Campeonato Carioca de 1989
Ainda naquela Taça Rio, a chuva voltou a cair forte em um clássico envolvendo o Flamengo, só que agora contra o Botafogo. Antes de encerrar o incômodo jejum de 21 anos com o gol de Maurício, 26 mil pessoas encararam a chuva para assistir ao empate entre os dois rivais - Zico, Renato e Alcindo marcaram para o Rubro-Negro. Maurício, Vítor e Gonçalves (contra) igualaram para o Glorioso.

Flamengo x Vasco - Campeonato Carioca de 1981
Outro clássico entre Flamengo e Vasco foi marcado pela chuva, esse valendo título. Precisando de um simples empate para levar o título, o Rubro-Negro viu o rival garantir o triunfo aos 43 da segunda etapa, quando a torcida já comemorava nas arquibancadas, com um gol de Roberto Dinamite em um campo alagado. As equipes voltariam a se enfrentar dias depois para uma nova decisão, só que o Flamengo venceu por 2 a 1 e levou o caneco para casa. 

Fluminense 1 (1) x (4) 1 Corinthians - Campeonato Brasileiro de 1976
No jogo que ficou conhecido como invasão corintiana, as poças não foram tão evidentes como nos outros casos, mas o Fluminense não deixou passar batido o estado do gramado do Maracanã. 
Durante o intervalo de jogo, a chuva se intensificou, mas o árbitro resolveu que a partida continuaria após consultar os jogadores. Sem poder trabalhar a posse de bola, os chutões, constantes, frequentemente paravam nas poças, e o Flu acabou derrotado pelo Corinthians na disputa por pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal.
Temporal já alagou até obras no Maracanã 
Nem só as partidas foram prejudicadas pelas chuvas no Maracanã. Em março de 2013, meses antes de reabrir para a Copa das Confederações, um temporal alagou o estádio e deixou até mesmo poças na cobertura que estava sendo erguida, causando uma apreensão em relação ao prazo das obras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário