terça-feira, 24 de março de 2015

TERMÔMETRO GE: ranking do futebol brasileiro

Terceira edição do Termômetro GE, terceiro líder diferente. Seria sinal de que não há time mandando no futebol brasileiro neste início de temporada? O objetivo do ranking, que reúne os 20 integrantes da Série A, é esse: mostrar quem vive melhor - e pior - fase. É uma forma de, em meio a competições diferentes, saber como anda a sua equipe. São considerados os seis últimos jogos, com maior peso para os dois mais recentes e menor para os dois mais antigos. Libertadores, clássicos e goleadas contam mais. Concorda com a posição do seu clube? Comente com a hashtag #termometroge

ATUALIZADO EM 23/3

VEJA OUTRAS SEMANAS
CruzeiroCRU1O remodelado time de Marcelo Oliveira começa a aprontar. Lidera seu grupo na Libertadores e segue com o melhor aproveitamento do estadual ao vencer Mineros e América-MG. Entra no topo da lista.
CorinthiansCOR1É outro time que sobe graças a uma vitória fora de casa na Libertadores, sobre o Danubio. Contra o Capivariano, levou dois gols (coisa rara) mas marcou três (o que também não é comum).
SantosSAN2Manteve a boa fase e superou Londrina e Audax. O problema é que os concorrentes na lista jogaram pela Libertadores, que tem peso maior, e também ganharam. Mas o Peixe continua na cola deles.
FlamengoFLA8Vinha de quatro vitórias (incluindo o Brasil-RS na quarta), mas todas sobre adversários de menor expressão. Ao superar o Vasco no encharcado clássico no Maracanã, foi catapultado no ranking.
São PauloSAO1Dançou conforme a música no Morumbi. Bateu cabeça até fazer 1 a 0 no San Lorenzo, atual campeão da Libertadores, e conseguiu uma vitória suave sobre o Marília, pior time do Paulistão.
Atlético-MGCAM11É o dono do maior salto na lista. Também pudera: impôs ao Santa Fé a sua primeira derrota em casa para estrangeiros em 35 anos. E continuou de pé ao fazer 3 a 0 no Tombense pelo Mineiro.
VascoVAS1Viu aumentar para dez partidas a sequência sem vitória sobre o Flamengo ao perder por 2 a 1 no Maracanã e saiu da liderança do Carioca. Aqui no ranking, a queda foi menos dolorosa.
ChapecoenseCHA6Tomou do Figueira o posto de melhor time catarinense no momento. Eliminou a necessidade do jogo de volta na Copa do Brasil ao golear o Interporto (TO) e venceu o Metropolitano sem sustos.
InternacionalINT1O Colorado tenta encontrar seu caminho. Armou uma retranca no Equador e voltou com um empate com o Emelec e, com os reservas, contou com a estrela de Taiberson para derrotar o Veranópolis.
10ºGoiásGOI1Cumpre seu papel de protagonista no Campeonato Goiano, mas como um ator que ligou o piloto automático. Derrotou a Anapolina no apagar das luzes e manteve a liderança do seu grupo.
11ºPalmeirasPAL4Conseguiu outra vitória magra, agora sobre o São Bernardo. Tranquilo no Paulista, mas em queda no ranking. Para subir, terá de acabar com o jejum contra times da Série A - tem São Paulo na quarta.
12ºCoritibaCFC7Tem ótimo retrospecto: vem de cinco vitórias, a última sobre o Cascavel. Mas disputar o pouco competitivo Paranaense - e não conseguir resultados elásticos - impede que decole no ranking.
13ºSportSPOVive situação similar à do Coxa. Passeia no Pernambucano e alcançou dez pontos de folga na liderança ao vencer o Náutico. Correu risco de cair na Copa do Nordeste, mas passou pelo Sampaio.
14ºGrêmioGRE4Chegou à quarta vitória consecutiva no Gauchão ao fazer 2 a 0 no Lajeadense. Tudo muito bem: líder do estadual e navegando em mares tranquilos. Mas o Termômetro GE pede mais.
15º FigueirenseFIG6Foi uma semana de empates. Decepcionou ao abrir 2 a 0 e permitir a igualdade do Princesa do Solimões. Depois, martelou a retranca do Criciúma, mas fracassou. Resultado: queda na lista.
16ºJoinvilleJEC2Continua sem empolgar, mas pelo menos saiu do Z-4 do ranking e encostou no rival catarinense. Para isso, fez 1 a 0 no Inter de Lages - e só depois que o adversário teve um jogador expulso.
17ºPonte PretaPON1Tem desempenho digno no Paulistão, ocupando o segundo lugar do seu grupo. Mas não engrena. Dessa vez, aproveitou uma falha do goleiro e venceu o Bragantino - que não tem desempenho digno.
18ºFluminenseFLU3Está há duas rodadas fora do G-4 do Carioca, que basicamente tem quatro concorrentes, e não há como entrar nele na próxima. É uma amostra da fase do Tricolor, que empatou com o Tigres.
19º Atlético-PRCAP1Aleluia! Venceu depois de quatro derrotas e um empate. Está certo que teve pela frente um adversário já condenado ao Torneio da Morte. Mas fez sua parte e conseguiu um sonoro 7 a 0.
20ºAvaíAVA1É dramático o momento. O Leão é lanterna do quadrangular da morte e perdeu outra vez de virada, para o Marcílio Dias. Não será fácil a tarefa de Raul Cabral, que substituiu Geninho, demitido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário