sexta-feira, 31 de julho de 2015

Aos 21 anos, austríaca do salto com vara fica paraplégica após acidente

Kira Grünberg sofreu uma queda durante um treinamento e passou por cirurgia

Por Rio de Janeiro
Atleta do salto com vara, a austríaca Kira Grünberg sofreu um grave acidente durante um de seus treinamentos, nesta quinta-feira. De acordo com a agência de notícias ''AP'', a jovem de 21 anos quebrou a cervical ao cair com cabeça e pescoço durante a realização de um salto. Segundo a Federação Austríaca de Atletismo, Kira passou por uma cirurgia e ficou paraplégica. 
- Foi diagnosticado um rompimento das vértebras cervicais da coluna. Logo depois da cirurgia foi diagnosticada a paraplegia. A paciente teve que ser operada de forma imediata para estabilização das vértebras cervicais e evitar mais danos - informou a entidade, em nota.
Kira Grünberg Áustria salto com vara (Foto: Ian Walton/Getty Images)Kira Grünberg sofreu um grave acidente (Foto: Ian Walton/Getty Images)
A entidade afirmou que a atleta teve que passar imediatamente pela cirurgia para estabilizar a coluna. Kira era a destaque do salto com vara em seu país, sendo campeã e recordista nacional da prova. Sua melhor marca da carreira foi de 4,45m alcançados no fim do ano passado. 

O empresário da saltadora, Thomas Herzorg, afirmou à imprensa internacional que o objetivo da cirurgia foi manter funções vitais. Horas após o ocorrido, a Federação de Atletismo da Áustria lançou uma campanha de arrecadação de fundos via internet. Os interessados em ajudar a atleta podem depositar qualquer quantia em conta divulgada no site da entidade.
FABIANA MURER LAMENTA FATO
À noite, foi a vez de a brasileira Fabiana Murer prestar sua solidariedade à austríaca. Por meio de uma rede social, a campeã mundial lamentou o ocorrido, classificando o episódio como "um dia triste para o salto com vara".
- Hoje é um dia muito triste para o salto com vara. Eu estive em uma competição com a Kira em maio e estou torcendo para que tenha uma boa recuperação! Força Kira! - escreveu Fabiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário