sexta-feira, 31 de julho de 2015

STJD tira Luis Fabiano do jogo contra o Corinthians; São Paulo pode recorrer

Atacante foi punido com dois jogos de suspensão pela expulsão contra o Sport, mas Tricolor pode pedir efeito suspensivo. Osorio e Ganso estão liberados para o clássico

Por Rio de Janeiro
STJD São Paulo (Foto: Vicente Seda)Auditores do STJD assistem a vídeo mostrado pelo advogado do São Paulo, no Rio (Foto: Vicente Seda)
Na tarde desta sexta-feira, no Rio, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu Luis Fabiano com dois jogos de suspensão pela expulsão na partida contra o Sport, realizada no dia 19 de julho, na Arena Pernambuco, no Recife. O atacante já cumpriu a suspensão automática contra o Cruzeiro, no domingo passado, no Morumbi, mas também ficará fora, a princípio, do jogo contra o Corinthians, no dia 9 de agosto, também no estádio tricolor.
O São Paulo pode entrar com um pedido de efeito suspensivo para permitir que Luis Fabiano continue atuando até o julgamento do recurso, no Pleno do STJD. Nesse caso, a manutenção ou a mudança da pena seria definida em novo julgamento, com data marcada de acordo com o número de processos na fila de espera. Se acontecer antes do Majestoso, o atacante ainda pode ser desfalque.
Também expulsos contra o Sport, o técnico Juan Carlos Osorio e o meia Paulo Henrique Ganso estão livres para enfrentar o Corinthians. O primeiro foi absolvido. O segundo recebeu apenas um jogo de punição, já cumprido contra o Cruzeiro.
O caso de Luis Fabiano era o que mais preocupava o São Paulo. Ele seria julgado em dois artigos: 254 (praticar jogada violenta) e 243-F (ofender árbitros, assistentes ou demais integrantes da equipe de arbitragem) - a pena máxima poderia chegar a 12 jogos. O árbitro André Luiz de Freitas Castro tinha relatado ofensas do jogador na súmula: "Vai tomar no c..., vai ser f.... Vocês estão acabando com o futebol. Desse jeito o futebol aqui no Brasil vai acabar."
Entretanto, logo no primeiro voto do tribunal, após a apresentação dos argumentos da acusação e da defesa, o relator Marcio Amaral desqualificou os artigos do processo de Luis Fabiano. Para Amaral, o caso não era tão grave e deveria ser julgado com base no artigo 258 (desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões) - essa era a tese do advogado do São Paulo, Roberto Armelin. Em seguida, o relator pediu dois jogos de suspensão para o atacante, e foi acompanhado pelos auditores que votaram sem seguida.
No julgamento, por atraso na entrada em campo, o São Paulo foi multado em R$ 3 mil. O Sport vai pagar R$ 1 mil pelo mesmo motivo. Tanto Osorio quanto os dois jogadores tricolores não estiveram presentes no tribunal.
Luiz Eduardo Luis Fabiano São Paulo treino (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)Luis Fabiano (colete branco) participa de treinamento do São Paulo nesta sexta-feira (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)

Nenhum comentário:

Postar um comentário