sexta-feira, 31 de julho de 2015

Yuri Mamute lidera como 12º jogador do Brasileirão; Paulinho está na cola

Jogador do Grêmio é o reserva mais utilizado até a 15ª rodada, seguido de perto por atacante do Flamengo. Cristaldo é o suplente que mais fez gols; confira lista abaixo

Por Rio de Janeiro
Header Espião Estatístico 3 (Foto: Infoesporte)
Yuri Mamute Grêmio (Foto: Reprodução)Yuri Mamute, do Grêmio, é o reserva com maior tempo em campo (Foto: Reprodução)
Em um campeonato longo como o Brasileiro, é importante ter um banco de reservas com boas peças de reposição. Inclusive, existe aquele 12º jogador que o treinador costuma lançar mão em quase todos jogos, se tornando substituição recorrente. O Espião Estatístico foi investigar e descobriu que neste Brasileirão, até a 15ª rodada, esse jogador é Yuri Mamute, do Grêmio, com 275min30s jogados ao sair do banco. Das 11 partidas que disputou, foi titular em quatro. Nas outras sete, era suplente. Curiosamente, dos três gols que marcou, dois foram como titular (no 3 a 3 contra a Ponte Preta, na primeira rodada) e um como reserva (na vitória por 3 a 1 sobre o Santos, na rodada 11). Contudo, o atacante não poderá reforçar o Grêmio contra o Fluminense, neste sábado, no Maracanã, já que está lesionado.
O segundo reserva mais usado é Paulinho, do Flamengo, que saiu do banco em nove das 15 rodadas do campeonato, e atuou apenas 5min39s a menos que Mamute, totalizando 270min51s jogados. No entanto, o atacante rubro-negro ainda não balançou as redes nesta edição do campeonato. Em terceiro, aparece Vitinho, do Internacional, que tem oito jogos como suplente e 236min22s jogados após sair do banco, tendo marcado um gol nesta condição (1 a 0 sobre o Avaí, na 11ª rodada) e outros dois como titular. O quarto substituto mais utilizado no Brasileirão é Cesinha, da Ponta Preta, com 232min44s jogados ao sair da reserva.
Palmeiras x Avaí Cristaldo (Foto: Marcos Ribolli)Reserva de luxo, Cristaldo já balançou as redes quatro vezes no Brasileiro (Foto: Marcos Ribolli)
O quinto reserva mais utilizado até o momento é também aquele que mais balançou as redes: Cristaldo, do Palmeiras, com 232min25s. O argentino, que entrou em nove dos 15 jogos, já anotou quatro gols no campeonato, todos quando saiu do banco. Em função desta marca, o atacante também lidera o Artilheiro da Hora, ranking que organiza os artilheiros levando em conta o número de minutos que cada um esteve em campo.
Confira abaixo a lista dos dez reservas mais usados no Brasileirão até a 15º rodada (lembrando que Yago já deixou o Vasco da Gama):
12º jogador do brasileirão (Foto: GloboEsporte.com)



* A equipe do Espião Estatístico é formada por Bruno Marques, Igor Gonçalves, Gabriela Pantaleão, Guilherme Marçal, Leandro Silva, Pedro Lopes, Roberto Teixeira e Valmir Storti. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário