sexta-feira, 31 de julho de 2015

Turma da cozinha revela torcida por Açougueiro e entrega apelido no hotel

Finalista do TUF Brasil 4, Fernando Bruno é chamado de Risadinha pelos colegas de trabalho. Amigos gravam vídeo para o atleta que enfrenta Glaico França no UFC 190

Por Rio de Janeiro

Humilde e brincalhão, Fernando Bruno ganhou o carinho de seus companheiros de trabalho em um hotel localizado em frente à Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O jeito extrovertido e o esforço demonstrado para conciliar seus afazeres com os treinos do MMA o tornaram popular dentro do estabelecimento. Agora finalista do peso-leve do TUF Brasil 4, o Açougueiro, como é apelidado por conta de sua profissão, já dedica-se exclusivamente à função de lutador, como sempre sonhou e, neste sábado, terá a oportunidade de garantir um contrato com o Ultimate, caso vença Glaico França, no card principal do UFC 190, na Arena da Barra. O combate mobilizou seus colegas no hotel e, alguns deles, gravaram uma mensagem de apoio ao atleta da Nova União para incentivá-lo no confronto (em vídeo acima).
A boa relação não surgiu do nada. Fernando trabalha no local há 13 anos e fez sua estreia no MMA há oito. O início foi lavando as panelas, como a maioria de seus companheiros. Pouco a pouco foi ganhando espaço, migrando para outras áreas, até chegar no açougue, onde se destacou, como recorda o chef executivo Renato Vicente, que o conhece há nove anos. E o apoio dos amigos no trabalho foi fundamental para que pudesse dividir seu tempo com as artes marciais.
- Ele trabalhou no café da manhã, confeitaria, cozinha central e, por último, na área que mais se adaptou, que foi o açougue, no qual era responsável por toda a parte de manipulação de proteínas do hotel. Sempre que ele precisava fazer treinos, tinha as lutas, os colegas assumiam a função dele para que tivesse tempo para fazer isso, que é a sua atividade principal hoje. Era bastante difícil. Temos que tirar o chapeu para ele porque a vida da hotelaria, principalmente de cozinha, é uma vida árdua. Ele acordava normalmente às 4 da manhã, começava a trabalhar pela manhã, trabalhava o dia todo e saía daqui direto, muitas vezes atrasado, para ir treinar. Para chegar onde está agora foi muito esforço. E ele sempre entrava em desvantagem perante seus oponentes pela vida dura que sempre levou. Agora, graças a Deus, isso está mudando - elogiou Renato.
Fernando Açougueiro (Foto: Marcelo Barone)Fernando Açougueiro e a turma da cozinha: lutador é querido pelos companheiros de trabalho (Foto: Marcelo Barone)
Fernando sempre brincou com todos no hotel. Mesmo atualmente, ao receber a reportagem doCombate.com no local, era difícil ele passar por algum funcionário sem fazer uma piada. Como não poderia deixar de ser, acabou sendo alvo das brincadeiras dos colegas também, ganhando o apelido de Risadinha entre eles.
- Ele é isso que todos veem, sempre foi brincalhão. Fora dos ringues, jamais alguém vai dizer que ele é lutador. É essa criança super alegre, comunicativa, está sempre bem disposto. O povo até chama o Fernando de Risadinha dentro do setor de trabalho. É um cara muito participativo, e os colegas o apoiam muito, todos gostam dele. É uma ótima pessoa. No ringue ele se transforma e até tem o apelido de Açougueiro, mas fora dele é o que vocês veem. É emocionante ver a trajetória do Fernando, que exerceu as duas atividades, e ver o caminho que ele passou e acreditou. Chegar onde está agora é muito gratificante para nós, que fizemos parte dessa história, de uma forma ou de outra - afirmou o chef, entregando o apelido.
Fernando Açougueiro (Foto: Marcelo Barone)Fernando Açougueiro e o gerente Paulo Dias, que o liberou para participar do TUF Brasil 4 (Foto: Marcelo Barone)
Para participar do TUF Brasil 4, Fernando Bruno precisou da liberação do gerente Paulo Dias, que não pensou duas vezes ao ouvir o pedido do líder da Nova União, Dedé Pederneiras, e ainda manteve o lutador recebendo seu salário do hotel normalmente.
- O Dedé esteve aqui, pediu para liberá-lo para ele participar do TUF e, imediatamente, pelo histórico que ele tem conosco, concedemos a possibilidade de ele ir para Las Vegas. Estamos pagando o salário dele, mas isso é uma conquista dele. Se não tivesse tanto empenho como ele teve nesses anos todos conosco, talvez não cederíamos. Vem muito mais da postura dele do que da empresa. A empresa vendo isso, concedemos. Ele deve estar há mais de seis meses recebendo salário de funcionário, como se tivesse vindo trabalhar todos os dias. Acreditamos muito no ser humano que ele é e desejamos sucesso. Essa é a chance da vida dele e confiamos muito em sua determinação. Fico muito feliz, até me emociono, porque é uma oportunidade única. Esse é o momento dele. Rezamos muito para que dê certo porque ele merece - exaltou Paulo.
Outro a destacar a determinação de Fernando é seu amigo Alexandre de Paula, que trabalha no setor de panificação e confeitaria do hotel. 
- Já estou há mais de oito anos nessa jornada trabalhando com Fernando Bruno.O que tenho a dizer sobre o convívio com ele é que é bom, ele é uma pessoa legal e, acima de tudo, é guerreiro porque não é fácil uma pessoa ter que encarar essa jornada de açougue, treino e luta. E você vê que ele batalha há uns 10 anos e todo esforço tem um reconhecimento. Nada mais gratificante do que conseguir uma coisa com seu próprio suor como ele está conseguindo. Isso, para nós, é um orgulho, ver um amigo prosperando, conseguindo seus objetivos. Pelas lutas anteriores que vi do Fernando deu para perceber que ele cresceu muito e o resultado disso tudo está aí. Se Deus quiser tudo vai dar certo, ele será campeão e vai tocar a vida fazendo o que ele mais gosta, que é lutar. Vou assistir essa luta com certeza e dar essa força porque ele merece - disse.
CHEF APROVA APELIDO E LEMBRA SUFOCO APÓS CORTE DE PESO
Para quem não conhece a história de Fernando Bruno, o apelido de Açougueiro pode passar a impressão de que seja por fazer lutas sangrentas, porém, com lutas sangrentas ou não, a alcunha foi dada por remeter à sua profissão. Para Renato Vicente, que costuma comparecer nas lutas do atleta no Rio de Janeiro, não poderia ser melhor, já que, além de ter a capacidade de intimidar, é a área que o lutador mais gosta de trabalhar no hotel. Gosta tanto que chegou a pedir para voltar após o UFC 190, mas o chef tratou de negar.
- Achei esse apelido de Açougueiro muito justo porque é a profissão que ele se adaptou melhor. A área que trabalha até hoje. Digo até hoje porque ele chegou a pedir para continuar trabalhando após o evento. Falei: "Desculpa, mas vou ter que te expulsar daqui porque a sua vida agora é outra" (risos). Acho que caiu bem para luta ele como Açougueiro. Todo mundo tem medo do Açougueiro. Quer dizer que ele é o demolidor, o triturador, o desossador, digamos assim. Caiu bem. Os oponentes devem pensar duas vezes sobre o motivo do apelido dele ser Açougueiro, mas não imaginam que é porque ele é açougueiro de ofício - diverte-se.
Fernando Açougueiro (Foto: Marcelo Barone)Fernando Açougueiro e o chef Renato Vicente se conhecem há nove anos (Foto: Marcelo Barone)
E a dupla jornada entre a cozinha e o tatame já renderam uma história curiosa de Fernando no hotel, ainda no início de sua carreira no MMA. Certa vez, enfraquecido pelo corte de peso, acabou deixando os amigos na mão enquanto o hotel estava lotado, com mais de 400 hóspedes. Mesmo quando chegou o dia da luta, em pleno sábado, não conseguiu realizar suas funções e teve que ficar confinado, se alimentando. Nada que tenha lhe prejudicado profissional, já que "graças a Deus ele se recuperou e ainda ganhou a luta", como declarou Renato.
GERENTE E CHEF ESTARÃO NO UFC RIO
Renato Vicente e Paulo Dias serão os representantes do hotel na torcida por Fernando Açougueiro diante de Glaico França, na Arena da Barra. Acompanhando a trajetória dele há anos, ambos disseram que será difícil não se emocionar no momento de entrada no octógono do Ultimate.
- Vai ser emocionante. Sou um cara meio emotivo e gostaria muito que a família dele fosse porque é importante nessa mudança. Tem que ter muito cuidado porque isso às vezes traz amigos que não são amigos. Tem que estar muito próximo da família, do Dedé, que o apoiou desde o início, e contar com a gente para o que precisar para que ele cresça e tenha uma base sólida. Volto a dizer, tem que ter cabeça. Mas ele sempre mostrou ser um cara muito focado no que quer para a vida dele e isso é bom para que ele possa desenvolver, ter um crescimento. Acredito muito que ele vá seguir o caminho do bem e crescer profissionalmente - disse o gerente Paulo.
Fernando Açougueiro (Foto: Marcelo Barone)Fernando Açougueiro enfrenta Glaico França na final do peso-leve do TUF Brasil 4 (Foto: Marcelo Barone)
-  É difícil não se emocionar vivendo tudo o que vivemos, passando tudo o que passamos. Os dias não são iguais dentro da nossa profissão. A maioria deles são muito árduos. A gente sabe o que o Fernando fez para estar onde está. Ver agora esse garoto que começou lavando panelas ser um dos centros das atenções em um dos eventos mais importantes de artes marciais do mundo é muito gratificante. Estarei muito emocionado com certeza. Já fui na maioria das lutas dele no Rio de Janeiro, acompanhei de perto e, para mim, será muito emocionante. Vou torcer bastante e pedir a Deus que o ajude e ilumine que ele vai conseguir a vitória. Faltam 15 minutos para ele atingir o ápice da carreira, de tudo que começou lá atrás com muito sacrifício e temos certeza que, com a nossa torcida, nesses 15 minutos mais importantes da vida dele, ele vai conseguir o sucesso e vencer essa luta - concluiu Renato.
Combate transmite o evento ao vivo, no sábado, a partir de 19h30 (horário de Brasília), e oCombate.com acompanha em Tempo Real no mesmo horário, com vídeo ao vivo das duas primeiras lutas do card preliminar. Na sexta-feira, site e canal exibem a pesagem oficial ao vivo às 17h30. Os telespectadores podem interagir com a transmissão no Twitter através da hashtag #UFCRionoCombate. Confira o card completo:
UFC 190
1 de agosto, no Rio de Janeiro
CARD PRINCIPAL - a partir de 23h (horário de Brasília)
Peso-galo: Ronda Rousey x Bethe Correia
Peso-meio-pesado: Mauricio Shogun x Rogério Minotouro
Final do TUF Brasil 4 peso-leve: Fernando Açougueiro x Glaico França
Final do TUF Brasil 4 peso-galo: Dileno Lopes x Reginaldo Vieira
Peso-pesado: Stefan Struve x Rodrigo Minotauro
Peso-pesado: Antônio Pezão x Soa Palelei
Peso-palha: Cláudia Gadelha x Jessica Aguilar
CARD PRELIMINAR - a partir de 20h (horário de Brasília)
Peso-meio-médio: Demian Maia x Neil Magny
Peso-meio-pesado: Rafael Feijão x Patrick Cummins
Peso-meio-médio: Warlley Alves x Nordine Taleb
Peso-galo: Iuri Marajó x Leandro Issa
Peso-médio: Vitor Miranda x Clint Hester
Peso-galo: Hugo Wolverine x Guido Cannetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário