sexta-feira, 31 de julho de 2015

"Não existe campeão sem superação", diz Reginaldo, finalista do TUF Brasil 4

Paulista recorda dificuldades que enfrentou em sua vida e acredita em sorte de campeão após ser derrotado nas quartas de final do programa e ganhar nova chance

Por Rio de Janeiro
Reginaldo Vieira acredita que é um predestinado. De fato existem motivos para esta crença. Sua trajetória no TUF Brasil 4 é como um resumo de sua vida. Derrotado por Matheus Nicolau nas quartas de final, contou com a ajuda do destino para ter nova chance na mesma fase após Giovanni Soldado precisar deixar o programa lesionado e soube aproveitar. Bateu Matheus Mattos por pontos e, na semifinal, finalizou Bruno Korea no segundo assalto. No sábado, pode se consagrar na decisão do reality show, quando enfrentará Dileno Lopes, pelo peso-galo (até 61kg), no card principal do UFC 190, no Rio de Janeiro.
Reginaldo Vieira UFC MMA (Foto: Raphael Marinho)Reginaldo Vieira disputa a final do TUF Brasil 4 contra Dileno Lopes, neste sábado, no UFC 190 (Foto: Raphael Marinho)
Até alcançar a final do TUF, Reginaldo passou por diversas dificuldades. Como seus pais eram separados, vivia se revezando entre as casas dos dois. O pai morava em Santa Isabel, interior de São Paulo, enquanto a mãe era do bairro da Cangaíba, na Zona Leste da capital paulista. As andanças entre uma residência e outra fazem o atleta se definir como "um cara meio clandestino". E as dificuldades para fazer do MMA a sua profissão foram inúmeras, como ele mesmo conta.
- Sem as barreiras a gente não é forte. Tem que ter barreira. Não existe campeão sem superação. A maior dificuldade que tive foi financeira. Moro na Zona Leste, e onde pega o MMA mesmo, a luta em si, é na Zona Sul. E eu moro muito longe da academia, então gasto muito dinheiro com passagem e comida. Tive que quebrar paradigmas. Dar aula lá, para ficar por lá o dia todo. Já tive mês que ganhei 200 reais. Não dá para sobreviver. Mas parece que é intervenção divina. Nesses meses, às vezes um aluno me dava um presente, uma luva. Aí eu vendia luva e acabava me ajudando. Eu sei que não se vende presente, mas era necessidade, né? E também tinha ajuda dos amigos, treinadores, os caras da academia... Somos uma família. Com pouco eu fui sobrevivendo, cheguei longe. Agora eu quero retribuir. Diz a palavra que muito sem Deus não é nada, e nada sem Deus é muito - afirmou o lutador, em conversa com a imprensa na última terça-feira.
Já tive mês que ganhei 200 reais. Não dá para sobreviver. Mas parece que é intervenção divina. Nesses meses, às vezes um aluno me dava um presente, uma luva. Aí eu vendia luva e acabava me ajudando. Eu sei que não se vende presente, mas era necessidade, né?"
Reginaldo Vieira, finalista do TUF Brasil 4
A participação de Reginaldo no TUF Brasil já teve como consequência algumas mudanças na vida do brasileiro, que passou a ser reconhecido com alguma frequência e ser visto de forma diferente no local onde mora.
- Minha vida mudou muito quando começou a passar o programa. Eu moro na Zona Leste de São Paulo, no subúrbio, e lá não tem muita tradição em luta. São poucos que gostam. E quando eu comecei a passar na TV, a turma começou a respeitar mais, ver a luta como um emprego. Antes, a turma meio que criticava, falava que eu era doido por fazer isso. Hoje eles me veem como se eu fosse o orgulho da favela. Fico feliz de mostrar que não importa de onde você vem ou quanto dinheiro você tem, o que importa é a força de vontade. Tem que ter força, foco e fé. O resto deixa na mão de Deus.
Com tudo que passou até aqui, especialmente com o fato de ter ganho nova chance na casa do TUF Brasil após ter sido eliminado de forma precoce, Reginaldo acredita que está com sorte de campeão e tenta evitar a ansiedade para poder atuar na sua plenitude.
- É surpreendente. Acho que o Brasil e o mundo acompanharam o que eu passei lá. Sair, voltar e chegar à final é surpreendente. Acredito que seja sorte de campeão. Minha cabeça está super tranquila. Sou um fã incondicional do evento, tenho quase todos os DVD's. Fora lutar, também tem o frio na barriga do fã do UFC em si. Para não ficar ansioso, penso que é um evento como qualquer outro. Eu faço esse bloqueio mental para ficar mais relaxado.Tenho uma mente boa. Consigo controlar todas as emoções - garantiu.
Reginaldo Vieira UFC MMA (Foto: Raphael Marinho)Reginaldo Vieira acredita que está com sorte de campeão após reviravolta no TUF Brasil 4 (Foto: Raphael Marinho)
A confiança não impede Reginaldo de reconhecer as qualidades de Dileno Lopes. De acordo com ele, as características de seu rival são parecidas com as suas.
- Eu sei que o ponto forte dele é o wrestling e jiu-jítsu. Eu também treino bastante jiu-jítsu e, se ele vacilar, eu pego ele. Também sei que se eu vacilar ele me pega. Ele não é um cara tão versátil no boxe, mas tem uma patada de esquerda que é monstra. E acho que ele também tem que respeitar meu jogo porque nós estamos nas cabeças. Qualquer um que vacilar vai cair ou ser finalizado. Ninguém pode menosprezar ninguém. Somos perigosos nas mesmas áreas. Nós dois temos uma pegada forte na guilhotina. Luta de alto nível é dessa forma, não pode ter erro. Eu mapeei o jogo dele, mas ele pode vir com um jogo diferente, a gente não sabe - concluiu.
Combate transmite o evento ao vivo, no sábado, a partir de 19h30 (horário de Brasília), e oCombate.com acompanha em Tempo Real no mesmo horário, com vídeo ao vivo das duas primeiras lutas do card preliminar. Na sexta-feira, site e canal exibem a pesagem oficial ao vivo às 17h30. Os telespectadores podem interagir com a transmissão no Twitter através da hashtag #UFCRionoCombate. Confira o card completo:

UFC 1901 de agosto, no Rio de Janeiro
CARD PRINCIPAL - a partir de 23h (horário de Brasília)Peso-galo: Ronda Rousey x Bethe Correia
Peso-meio-pesado: Mauricio Shogun x Rogério Minotouro
Final do TUF Brasil 4 peso-leve: Fernando Açougueiro x Glaico França
Final do TUF Brasil 4 peso-galo: Dileno Lopes x Reginaldo Vieira
Peso-pesado: Stefan Struve x Rodrigo Minotauro
Peso-pesado: Antônio Pezão x Soa Palelei
Peso-palha: Cláudia Gadelha x Jessica Aguilar
CARD PRELIMINAR - a partir de 20h (horário de Brasília)Peso-meio-médio: Demian Maia x Neil Magny
Peso-meio-pesado: Rafael Feijão x Patrick Cummins
Peso-meio-médio: Warlley Alves x Nordine Taleb
Peso-galo: Iuri Marajó x Leandro Issa
Peso-médio: Vitor Miranda x Clint Hester
Peso-galo: Hugo Wolverine x Guido Cannetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário